Férias: cuidados com os pneus ajudam na segurança e desempenho dos veículos


Para quem está programando uma viagem durante o recesso escolar e o período de férias do trabalho é muito importante tomar os devidos cuidados com a parte mecânica do veículo antes de pegar a estrada.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os pneus são importantíssimos na segurança de quem vai trafegar pelas rodovias. Por isso é importante ficar atento a alguns detalhes que fazem a diferença no bom desempenho do carro e na prevenção de acidentes.


O desgaste máximo do pneu é de 1.6mm de profundidade dos sulcos. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.

O uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar o aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca. Também o espaço necessário para realizar uma frenagem aumenta consideravelmente.

Pneus carecas não fazem a drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas e aumentando o risco de estouros. O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências.


A baixa pressão pode acelerar o desgaste geral, gerar maior consumo de combustível e gerar uma perda de estabilidade em curvas, além de direção pesada.

Por outro lado, o excesso de pressão pode provocar desgaste mais acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas e maior risco a estouros por impacto.

Geovane Antônio Teodorico dos Santos, proprietário da loja Geovane Pneus, localizada na rua Tiradentes, Centro, em Pará de Minas, explica as fábricas colocam um selo para indicar o limite de segurança e por isso é importante vistoriar bem o pneu periodicamente:


Geovane Antônio Teodorico dos Santos
pneusgeovanesantos1

O empresário explica que os pneus em bom estado podem significar até uma economia de combustível para os proprietários dos veículos. Isso ocorre porque o carro trafega de forma mais suave e sem forçar o motor:

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
pneusgeovanesantos2

Ele ressalta ainda que é importante fazer um rodízio dos pneus dianteiros e traseiros para que a vida útil seja controlada. Esse planejamento ajuda na segurança e em um melhor desempenho dos automóveis:

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
pneusgeovanesantos3

O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência. Ele também proporciona mais estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!