SAMU trabalha no enfrentamento à COVID-19 mas já sente dificuldades na manutenção e compra de insumos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) é o responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde o início da pandemia, está na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O Portal GRNEWS fez uma média dos atendimentos realizados pelo SAMU nos últimos sete dias. O órgão recebeu 746 ligações por dia na última semana. Nestas, em 139 houve orientações médicas e em 204 orientações não médicas. Foram 191 atendimentos pré-hospitalar por dia e 23 transferências diárias. Somente em relação à COVID-19, foram 58 atendimentos diários em média.

Estes números mostram que os profissionais do SAMU têm trabalhado intensivamente e que a preocupação quanto ao aumento de casos também cresce a cada dia.

Para ajudar na contenção da contaminação do vírus, várias medidas foram adotadas pelo CIS-URG como adoção ao home-office dos setores administrativos e somente em casos de extrema necessidade será permitido o acesso do funcionário à central.

O gerente administrativo do CIS-URG Oeste Dárcio Abud Lemos afirmou que o aumento no número de casos diários é visível para todos e o consórcio já sente algumas dificuldades.

Estes problemas são tanto no atendimento de pessoas com suspeitas da doença ou até mesmo que testaram positivo para o novo coronavírus e precisam ser transferidas ou levadas para hospitais da região, até dificuldades na compra de equipamentos de proteção individual e insumos:


Dárcio Abud Lemos

darcioabudlemdifsam1

Os funcionários do CISURG-Oeste, por estarem na linha de frente de combate ao novo coronavírus, foram vacinados e todas as recomendações tem sido seguidas.

Dárcio Abud Lemos recomenda que o distanciamento social é melhor forma de prevenção neste momento:

Dárcio Abud Lemos
darcioabudlemdifsam2

O SAMU pede que a população só ligue para o 192 em casos de urgência e emergência. A manutenção do serviço é um desafio atualmente e por isso é preciso que todos ajudem.

O CIS-URG Oeste também adotou outra medida. Funcionários que tem contato com casos suspeitos e confirmados ou que apresentem algum sintoma, são monitorados e acompanhados pela Engenharia de Segurança do Trabalho e Serviço de Psicologia do consórcio. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, desde o início da pandemia foram 1.337 monitoramentos realizados, 221 casos de sintomas, 66 funcionários positivados, sendo que três funcionários testaram positivo duas vezes. Atualmente dois funcionários estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em Divinópolis e dois afastados aguardando resultado do teste.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!