Saiba quais serviços presenciais são prestados nas delegacias da Polícia Civil durante a vigência da onda roxa

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem tomado medidas que visam o enfrentamento ao novo coronavírus, tentando continuar a prestação de serviços com segurança para os profissionais e também usuários.

Após o governador Romeu Zema (Novo) constatar o colapso na saúde e decretar que todos os 853 municípios mineiros estão classificados na onda roxa, casos urgentes ainda são atendidos presencialmente nas unidades da Polícia Civil.

Entre os casos urgentes estão auto de prisão em flagrante, homicídio, estupro, violência doméstica, sequestro e cárcere privado, roubo, furto de veículo com prisão de suspeito e riscos de perecimento de prova. A Polícia Civil reitera que é imprescindível o uso de máscara facial no interior das unidades policiais.

Quando não há necessidade de atendimento presencial, a PCMG reforça que o cidadão deve registrar a ocorrência na Delegacia Virtual, para evitar contato com outras pessoas durante este período de pico da pandemia. Estão disponíveis na plataforma digital casos de furto, dano simples, acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, localização de desaparecido, desaparecimento de pessoa e localização de desconhecido. A Delegacia Virtual pode ser acessada AQUI.

Pelo mesmo link ainda é possível registrar crimes relacionados com violência doméstica e familiar – vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas protetivas – contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Também é possível solicitar medidas protetivas, sem precisar sair de casa, no momento do registro.

Em Pará de Minas o atendimento presencial ao cidadão no Posto de Identificação, referente aos serviços de emissão de carteira de identidade, está restrito às situações emergenciais devidamente comprovadas. Essa medida foi adotada para enfrentamento e contingenciamento decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus.

São considerados casos emergenciais, solicitar medicamentos, consulta ou tratamento médico, na rede pública ou privada de saúde; cumprir exigências das relações de trabalho ou emprego; realizar viagens nacionais ou internacionais, mediante comprovação documental de urgência; participar de certames, como concursos públicos e exames em geral em escolas, faculdades, universidades, DETRAN, dentre outros; apresentar em órgãos públicos e/ou privados, mediante agendamento prévio ou em casos de processos em andamento nos Tribunais de Justiça, Polícia Federal, Receita Federal, INSS, bancos, entre outros; e pessoas em situação de vulnerabilidade social como idosos, acamados, deficientes, hospitalizados, pessoas em situação de rua, dentre outros.

Quem precisa de informações ou deseja agendar atendimento deve enviar um e-mail para o endereço: postodeidentificacaparademinas@yahoo.com ou ligar para o telefone (37) 3236-5002.

Quanto aos serviços de agendamento on-line para vistorias veiculares, estes estão mantidos, contudo, os atendimentos presenciais na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Pará de Minas serão reduzidos em 30% para diminuir a circulação de pessoas nas unidades e preservar a prestação dos serviços oferecidos aos cidadãos. Estão suspensos os exames de legislação e direção.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!