Exposição excessiva às telas pode causar problemas na visão, alerta oftalmologista

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

É cada vez mais comum ver crianças com problemas como miopia e astigmatismo. Muito disso pode ser reflexo o tempo exposto às telas, seja o computador, celular, tablete e principalmente a tv, onde assistem filmes, séries e jogam.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que os casos de miopia na infância devem aumentar de 1,95 bilhão em 2010 para 3,36 bilhões em 2030. Isto, segundo a OMS, se deve à redução do tempo das crianças passado ao ar livre. Atualmente elas vivem em frente às televisões e outros equipamentos eletrônicos.

Por isto é importante ficar atento durante todo o dia aos hábitos das crianças e tentar diminuir este tempo em frente às telas. A maioria por exemplo não utiliza óculos enquanto outras sequer entraram em um consultório oftalmológico e às vezes o problema existe e a família nem sabe.

Ao Portal GRNEWS a oftalmologista Débora Diniz destaca que o segredo não é o tamanho da tela a qual tanto a criança como também o adulto estão expostos, e sim à distância em que assistem ou operam o equipamento:


Débora Diniz
debdinizcolirios1

Com as novas tecnologias e cada vez mais as pessoas tendo acesso a estes aparelhos mais cedo, equipamentos como óculos que minimizam os impactos nos olhos ao assistir por muito tempo, surgiram.

Além dele, outros equipamentos também são criados e prometem melhorar várias questões. Mas a oftalmologista alerta que é importante conversar com um profissional e ver se aquilo realmente é indicado para evitar gastos desnecessários:

Débora Diniz
debdinizcolirios2

Débora Diniz faz outro alerta importante especialmente para crianças menores de dois anos de idade. Já para as maiores, deve haver limite diário:

Débora Diniz
debdinizcolirios3

Além de estimular atividades ao ar livre, durante o período passado em frente às telas os pais devem tomar outros cuidados como fazer regularmente exames oftalmológicos nas crianças.

Além disso, verificar a iluminar do ambiente e também da tela, para evitar o cansaço ocular, estipular pausas, manter as telas limpas e piscar para lubrificar bem os olhos.

Para agendar uma consulta com a oftalmologista especialista em plástica ocular Débora Diniz, basta fazer contato com a equipe de atendimento do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO), localizado na rua Capitão Teixeira, 415, bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas. Telefone (37) 3237-4600 ou pelo WhatsApp (37) 99936-6829.

A especialista em plastica ocular participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa de entrevistas transmitido Ao Vivo pelo canal grnewsnoticias, o canal do Portal GRNEWS no Youtube. Ela falou sobre outros assuntos. Veja a íntegra da entrevista abaixo e aproveite para se inscrever no canal grnewsnoticias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!