Fórum regional da APAE debate vida independente das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Pará de Minas sediou nesta segunda-feira, 20 de junho, o Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família promovido pelo Conselho Regional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Centro Oeste Mineiro. Representantes de mais de 50 municípios estiveram presentes para discutir junto à pessoa com deficiência sobre Vida Independente.

O fórum é importante para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias possam trocar experiências e juntos propor ações e políticas públicas para melhorar a vida destas pessoas.


Além disso, é um espaço para identificar possíveis barreiras e com isto, criar soluções para que as pessoas com algum tipo de deficiência tenham mais independência em todos os setores da vida, desde o financeiro ao relacionamento, trazendo inclusive mais autonomia.

A conselheira regional do Centro-Oeste 2, Marli Helena Duarte Silva, destaca que regionalizar as temáticas traz mais amplitude ao tema, mostrando o que pode ser feito para que os deficientes sejam mais independentes:


Marli Helena Duarte Silva

marliforumr1

Uma palestra com o tema “Vida independente” foi realizada e teve a participação de autodefensores das regionais. Estes são representantes dos atendidos pela APAEs, defendendo os interesses de todos e sugerindo ações que melhorem o dia a dia de todos.

Em seguida foram montados grupos de debate, com 15 pessoas em cada, que criaram analisaram e votaram as principais propostas.


O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) é superintendente voluntário da Federação das APAEs (FEAPAES) e destaca a importância de debater as necessidades com quem vive o dia a dia de uma pessoa com alguma deficiência:


Eduardo Barbosa

eduardobforumr1

No final do Fórum foram apresentados os autodefensores para o mandato 2023 a 2026 das três regionais e eleitos os familiares para o fórum estadual que acontece em 2023.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!