Eduardo Barbosa pede ao Ministro da Saúde prioridade na vacinação das pessoas com deficiência intelectual 

O deputado federal Eduardo Barbosa participou na terça-feira (18) da reunião da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para discutir a priorização da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com deficiência, principalmente as que têm deficiência intelectual.

Eduardo Barbosa ressaltou a importância de não priorizar somente as pessoas com deficiência permanente do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com Síndrome de Down, e sim mudar o critério para vacinar todas as pessoas com deficiência grave que precisam de cuidados permanentes.

O Ministro da Saúde concordou com a posição do deputado, mas explicou que essa é uma decisão Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. O deputado Eduardo Barbosa irá encaminhar um ofício para o órgão responsável solicitado essa mudança no critério de vacinação de pessoas com deficiência.

Durante a reunião, os parlamentares também ressaltaram a importância de envolver os Centros Especializados em Reabilitação (CER) no processo de reabilitação pós-Covid, mas, para isso, seria necessário um custeio adequado e a avaliação de desempenho desses Centros. O ministro Marcelo Queiroga afirmou que existe um projeto dentro do Ministério para instalar reabilitação pós-Covid nos CERs, mas que ainda está em análise. O ministro reforçou que a pasta vai continuar o processo de habilitação de mais CERs no país.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!