GRNEWS TV: Casos de dengue e chikungunya caem e alimentos podem ajudar quem sofre com efeitos prolongados das doenças

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Fernanda Medina, Nutricionista e especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional repassou dicas para uma boa alimentação.

Os números de dengue e chikungunya caíram expressivamente em 2025. No Brasil, houve redução de 70%, e em Minas Gerais, a queda chegou a 80% em relação ao ano anterior. Em Pará de Minas, os registros também são baixos, o que representa um alívio após um ano difícil, com 13 mortes por essas doenças no município.

Desafios do pós-chikungunya
Apesar da queda nos casos, muitos ainda enfrentam os efeitos prolongados da chikungunya. A dor articular intensa e persistente foi a principal queixa de pacientes no pós-virose, com sintomas variados e debilitantes. Muitos buscaram apoio na alimentação e suplementação como formas de recuperação, associadas ao tratamento médico.

Alimentos que auxiliam no alívio das dores
Temperos naturais como açafrão, gengibre, alho, cebola, páprica, manjericão e canela têm ação anti-inflamatória e antioxidante. Frutas vermelhas, como maçã e goiaba, e chás naturais também são aliados importantes no combate à inflamação. A nutrição tem papel essencial na transição pós-medicação e na recuperação da qualidade de vida.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!