Esperança: começa a vacinação contra COVID-19 em Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Um ato simbólico no Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas, marcou o início da vacinação contra a COVID-19 na cidade. O município recebeu do Governo de MG na terça-feira (19), 30.250 seringas agulhadas e à tarde chegaram a 1.628 doses da vacina que serão responsáveis por imunizar 814 paraminenses.

Já na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, a imunização foi iniciada em uma cerimônia emocionante aos pés do Cristo. Oito paraminenses receberam a dose tão esperada da vacina produzida pelo Instituto Butantan.


A primeira a receber a vacina em Pará de Minas é a enfermeira Fernanda Monte Alegre. Ela atua na rede municipal de saúde há anos mas neste período da pandemia foi transferida para a Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) e ajudou pacientes diagnosticados com COVID-19. Para ela um momento inesquecível e de gratidão:

Fernanda Monte Alegre
fernandamavacicovi1

Durante os dias de trabalho direto com os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, Fernanda Monte Alegre conta que viu de tudo. Das pessoas que ficaram em casa se cuidando e as que mesmo testando positivo, continuavam nas ruas. Foram dias desafiadores mas que serviram também de aprendizado:

Fernanda Monte Alegre
fernandamavacicovi2

O prefeito Elias Diniz (PSD) se emocionou ao falar do início da vacinação em Pará de Minas. Em seu discurso ressaltou a importância de valorizar a ciência:

Elias Diniz
eliasdvacicovi1


E lembrou a importância de mesmo com a chegada das vacinas, a população manter as medidas de prevenção:

Elias Diniz
eliasdvacicovi2

Wagner Magesty, secretário Municipal de Saúde, também esteve na cerimônia que marcou o início da vacinação na cidade. Fez um alerta à população que já começou a procurar a vacina nos postos de saúde de Pará de Minas:


Wagner Magesty

wagmagvacicovi1

Além de Fernanda Monte Alegre, também receberam as doses, a médica Nayara Santos Oliveira e a enfermeira Renata de Paula Arcanjo do Hospital Municipal Padre Libério (HMPL); a cardiologista Silva Fróes Zenóbio, o enfermeiro Ricardo Dutra Cambraia e a técnica em enfermagem Geralda Sueli Mendonça do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC); e a enfermeira Lorraine de Abreu Silva da Cidade Ozanan.


O repórter e radialista Amilton Maciel também foi imunizado. Mesmo não estando no público alvo desta primeira etapa, foi uma forma encontrada pelo Município de homenagear e reconhecer a imprensa que também esteve na linha de frente do combate à COVID-19, levando informação com rapidez, verdade e credibilidade a todos.

Amilton Maciel que tem 70 anos e é portador de diabetes e hipertensão arterial, se emocionou com a escolha dele como representante dos veículos de comunicação, afinal ele foi o único vacinado no país em reconhecimento ao trabalho da imprensa:


Amilton Maciel

amilmacivacicovi1


Ainda não há notícias quando uma nova remessa de vacinas chega a Pará de Minas.

A vacinação do restante dos profissionais da saúde continua ao longo desta semana. Serão imunizados inicialmente aqueles que atuam diretamente com pacientes diagnosticados ou com suspeitas de COVID-19.

Como o Município não pode adquirir por conta próprias as vacinas, é preciso aguardar o envio do Ministério da Saúde que encaminha aos estados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!