Durou pouco. Pressão foi grande e acordo paliativo dos médicos com diretoria encerra paralisação no HNSC

hnsc_hospital16116
Ninguém confirma oficialmente que a pressão foi muito grande, mas todos sabem que os envolvidos neste processo que suspendeu os atendimentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o único do município, que atende pacientes de toda microrregião, foram muito pressionados. Por isso, durou pouco mais de um dia a paralisação de atendimentos médicos

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Desde 18 de outubro os médicos anunciaram e insistiram no propósito de suspender todos os atendimentos, fossem eles de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares ou convênios, a partir do dia 18 de novembro.

Ao contrário das outras vezes em que prometeram e não cumpriram, desta, muito insatisfeitos, os médicos bateram o pé e disseram que só atenderiam pessoas com risco iminente de morte. Os atendimentos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) também continuariam normais e recebendo pacientes, desde que houvesse leitos disponíveis.

Eles oficializaram a paralisação no fim da tarde de quinta (17). Para concretizar esta pretensão, como forma de protesto pelos 10 meses sem receber honorários e três meses o pagamento dos plantões, a Associação Médica de Pará de Minas (AMPM) enviou documentos, informando que os serviços seriam suspensos, para o Conselho Regional de Medicina (CRM), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, que apoiou a causa, Secretaria Municipal de Saúde, diretoria do HNSC e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Comarca de Pará de Minas.

No início da tarde de sexta (18), horas depois no início do movimento, a reportagem do Portal GRNEWS acompanhou com exclusividade a movimentação a sede do Ministério Público de Minas Gerais, no Edifício Serra das Piteiras, quando o promotor de Justiça Charles Daniel França Salomão, reuniu diretores do HNSC e o prefeito Antônio Júlio de Faria. Na ocasião o promotor falou dos riscos do movimento e informou que a Promotoria cobraria responsabilidades dos médicos e demais atores envolvidos nesta eterna crise financeira do HNSC, caso alguém fosse vítima de omissão de socorro nos hospital. Após a reunião, o único que falou foi o prefeito Antônio Júlio de Faria, os diretores do HNSC preferiram se calar. O promotor já havia dito que por enquanto não se manifestará sobre esta situação caótica no único hospital de Pará de Minas

A população manifestou por meio da imprensa e das redes sociais demonstrando grande insatisfação com os médicos, direção do HNSC e com os políticos de Pará de Minas. Palavras em tom de revolta caracterizavam os manifestos relacionados à decisão dos médicos de suspender atendimentos. A pressão foi grande e o movimento dos profissionais foi encerrado em menos de um dia e meio, após os atores envolvidos firmarem um acordo.

Nos últimos dias, muitos concordaram com declarações do secretário Municipal de Saúde Cléber de Faria Silva, o qual afirmou que esta paralisação nos atendimentos já vinha acontecendo no HNSC de forma covarde e branca.

O diretor do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira (P.A.) Moisés Gabriel de Abreu também disse a mesma coisa. Acrescentou que está ficando com os cabelos brancos de tantas desculpas esfarrapadas dadas pelo hospital para não receber os pacientes que estão “internados” no P.A., mesmo sem poder.

É o caso de uma senhora que está por lá há mais de 15 dias, sem conseguir uma vaga de internação no Hospital Nossa Senhora da Piedade. Mesmo elogiando a equipe do P.A., ela desabafou emocionada: “vida do pobre é muito ruim”.

A contabilista Juliana Aparecida Santos também se mostrou insatisfeita com a situação no único hospital de Pará de Minas. Ela disse que seu noivo aguarda uma cirurgia desde março e a mesma foi marcada e remarcada duas vezes em outubro, antes do início da paralisação, sem que ele ao menos ele fosse avisado dos cancelamentos. Só soube disso quando chegou à recepção do HNSC para se internar para ser submetido ao processo cirúrgico, que não aconteceu por falta de médico para fazê-lo.

Além do descaso, a quase certeza que os atendimento médicos no HNSC já estão praticamente paralisados, com ou sem anúncio ofício de suspensão dos serviços. Sem comentar este caso em específico, o médico Evandro Ferreira Campos disse, sem gravar entrevista, que as cirurgias não estão sendo realizadas há muito tempo pelos médicos, mas a secretaria do hospital insiste em marcá-las, mesmo sabendo que os profissionais não estarão no centro cirúrgico para realizá-las.

No primeiro dia de paralisação dos atendimentos a reportagem do Portal GRNEWS acompanhou a movimentação foi tranquila no HNSC e também do Pronto Atendimento Municipal, onde o número de atendimento foi normal, conforme afirmou o diretor Moisés Gabriel de Abreu. Ficou a impressão que tudo estava como antes, e a oficialização da paralisação dos médicos parece não ter mudado a rotina, em relação aos dias anteriores. Inclusive, as cirurgias já não estavam sendo realizadas há tempos.

Mas a paralisação oficial durou pouco. Foram aproximadamente 34 horas, entre o início da paralisação, que ocorreu a partir das 7 horas da manhã de sexta (18) e a confirmação oficial do fim da mesma, por volta das 17 horas deste sábado (19). Neste horário, o diretor Clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Evandro Ferreira Campos, afirmou que a paralisação dos atendimentos médicos estava encerrada.

Na oportunidade ele justificou porque durou tão pouco tempo a paralisação oficial dos atendimentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Argumenta que a diretoria do HNSC renegociou a dívida com uma instituição bancária e na tarde de sexta (18) fez uma proposta aos médicos para pagar os honorários e plantões atrasados:

evandroferreiracampos191116
Evandro Ferreira Campos
evandroferreiracampos1

O médico falou que surgiu um impasse se seria pago primeiramente os honorários ou plantões. A diretoria do HNSC queria quitar os honorários retidos por se tratar de apropriação indébita, que é crime previsto em lei previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro (CPB), que consiste em apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção. A pena prevista é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Mas por outro lado, o hospital não funciona sem o trabalho dos plantonistas que estão sem receber há dois meses e meio. Assim os plantões receberão primeiro e o dinheiro retido será pago em 2017 em 10 parcelas mensais, sendo que os médicos abriram mão de 20% do total a que teriam direito:

Evandro Ferreira Campos
evandroferreiracampos2

Evandro Ferreira Campos entende que está de bom tamanho para o momento este acordo paliativo firmado com a diretoria do HNSC. Acrescenta que esta questão está desgastando demais os médicos. Entretanto ele não sabe como ficará situação em 2017 e acredita que se não tiver ajuda, o HNSC fechará as portas:

Evandro Ferreira Campos
evandroferreiracampos3

Sobre a hipótese de o hospital não cumprir o acordo e pagar as parcelas referentes aos honorários atrasados, Evandro Ferreira Campos diz que a saída será sentar a conversar novamente e outra paralisação só acontecerá em último caso:

Evandro Ferreira Campos
evandroferreiracampos4

Ele também quer acreditar na possibilidade de o município ajudar financeiramente o HNSC a partir de 2017, quando terá início uma nova administração municipal comandada pelo prefeito eleito Elias Diniz, que já está ciente das dificuldades financeiras da entidade:

Evandro Ferreira Campos
evandroferreiracampos5

Durante todo o processo que culminou com a paralisação relâmpago no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o presidente da Associação Médica de Pará de Minas (AMPM), Éverton Marinho Paiva, foi procurado, mas sempre se negou a falar sobre as dificuldades da categoria e da até então a possibilidade de paralisação dos serviços.

Neste sábado (19), após o médico Evandro Ferreira Campos informar que a situação estava resolvida, Éverton Marinho Paiva decidiu se manifestar publicamente. Ele argumentou que o HNSC está no fundo do poço e passa por uma situação extremamente grave. Lembrou que a unidade de saúde tem potencial e já recebeu no passado o título nacional de Hospital Amigo da Criança.

Citou que o acordo fechado com a diretoria do HNSC ficou longe daquilo que atenderia aos médicos, que abriram mão de 20% do montante que receberão, e ainda serão pagos em 10 parcelas no ano que vem, mas a decisão foi tomada para encerrar a paralisação em pouco tempo.

Ele acredita que este período relâmpago da paralisação foi um alerta para a sociedade paraminense e para os políticos. Diz ainda que, sem ajuda, o hospital vai fechar as portas se continuar com o débito mensal aproximado de R$ 270 mil e uma dívida estimada em R$ 12 milhões, que certamente aumentará nos próximos anos.

Questionado se as prefeituras da região também deveriam ser mais cobradas e ajudar o hospital, ele não respondeu nem que sim, nem que não. Ressaltou apenas que elas também enfrentam problemas financeiros e torce para que a próxima administração em Pará de Minas ajude mais o único hospital da cidade, de onde ninguém está tirando lucro:

evertonmarinhopaiva191116a
Éverton Marinho Paiva
evertonmarinhopaiva1

Importante ressaltar relatos de pessoas que estão ficando até mais de 20 dias “internadas” no Pronto Atendimento Municipal, mesmo que isso não possa ocorrer naquela unidade de saúde.

O P.A. é a porta de entrada para pacientes do SUS em Pará de Minas, porém, após avaliação médica e sendo constatada necessidade, o paciente precisa ser transferido imediatamente para o Hospital Nossa Senhora da Conceição ou outro.

A pessoa pode ficar em observação até que a vaga seja anunciada, mas como o HNSC não quer receber pacientes do P.A., conforme vem afirmando há algum tempo diversos vereadores e Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas acabam ficando “internadas” por lá, mesmo sem poder.

A situação é tão crítica com a superlotação naquela unidade de saúde do bairro Senador Valadares, que desde o mês de junho de 2016, a direção do P.A. foi obrigada a contratar mais uma médica apenas para cuidar desses pacientes que estão “internados”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!