Cadastro Positivo: bom pagador terá vantagens na hora de comprar, contrair empréstimos e financiamentos
Desde 2011 existe no Brasil o Cadastro Positivo. É um serviço prestado por empresas especializadas que dá notas ao consumidor de acordo com o pagamento das contas como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial e serviços públicos de água, luz e telefone. Quanto mais paga em dia, maior é a nota.
Mas antes era necessário se cadastro no programa. São cerca de seis milhões de Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscritos anteriormente.
Mas na semana passada, a inclusão automática do CPF passou a vigorar e expectativa é que 100 milhões de brasileiros sejam inscritos. O objetivo é facilitar a concessão de crédito e reduzir juros para os bons pagadores.
Segundo especialistas, a medida corrige erros como o da pessoa que paga em dia ter a mesma taxa de juros que o consumidor que paga atrasado. O bom pagador terá aprovação mais rápida ao solicitar serviços.
O economista Eduardo de Almeida Leite falou à reportagem do Portal GRNEWS sobre as vantagens do programa que beneficia o bom pagador:
Eduardo de Almeida Leite
eduardocadpositivo1
Eduardo Leite acredita ainda que junto à reforma da Previdência e medidas como esta do Cadastro Positivo, a expectativa de compra melhore e o Brasil volte a gerar emprego e renda:
Eduardo de Almeida Leite
eduardocadpositivo2
Mas como funciona o Cadastro Positivo? Conforme o consumidor paga em dia suas contas, ele vai acumulando pontos que fazem toda a diferença no final:
Eduardo de Almeida Leite
eduardocadpositivo3
A lei prevê ainda que o cidadão deve ser informado em até 30 dias sobre a inclusão no cadastro. As empresas dividem a nota da seguinte forma: de 0 a 300 o risco de calote é alto, de 301 a 700 o risco é médio e de 701 a 100 o risco de calote é baixo.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.