Programa de castração de animais continua em Pará de Minas; proprietários podem fazer contato com o CCZ

Em janeiro de 2019 o Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas aprovou a implantação do Programa para Controle Populacional de Cães e Gatos que seria realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) São Francisoc de Assis, localizado no bairro Papa João Paulo II.

Várias parcerias foram realizadas e o CCZ adequado para iniciar o programa. Conforme estimativas da própria prefeitura, Pará de Minas tem uma população aproximada de 13 mil cães e gatos nas ruas, e um programa para controlar este número deveria ser implantado o quanto antes.

Em junho do ano passado o programa foi lançado oficialmente e a expectativa é castrar 20 animais diariamente. Foi firmado também um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Comarca de Pará de Minas para que o Município cumpra o prometido, que é castrar 20 animais semanalmente.

Mesmo em meio à pandemia os trabalhos continuam como afirma ao Portal GRNEWS o vereador Daniel de Melo Oliveira (SD). Ele acompanha de perto a situação e destaca a importância destas castrações que diminuem consideravelmente a quantidade de animais de rua na cidade:

Daniel de Melo Oliveira
danielmelocastccz1


O vereador lembra ainda que durante a pandemia do novo coronavírus, diminuiu consideravelmente a doação de animais. Nenhum foi adotado no CCZ nas últimas semanas.

No caso de gatos, que a população vem crescendo a cada dia, o Centro de Controle de Zoonoses já pensou em algumas soluções. Na Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica), localizada na região central de Pará de Minas, por exemplo, uma gatoeira deve ser instalada:

Daniel de Melo Oliveira
danielmelocastccz2

Quem quiser informações sobre a castração pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, no telefone (37) 3231-7817.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!