Ciclista paraminense volta a participar de campeonatos após nove meses parada por causa de uma artrose
A prática de esportes é uma das recomendações médicas para manter corpo e mente saudáveis. Também é importante evitar consumir alimentos que contém grande quantidade de açúcar, gordura e sal.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Mesmo tomando os devidos cuidados com a saúde o organismo sofre naturalmente o desgaste com o tempo. Além dos hábitos diários, fatores genéticos também influenciam no surgimento de doenças.
A ciclista paraminense Berília Damas pratica atividade física e sempre participou de competições. Porém, ela foi diagnosticada com uma artrose na coluna e ficou nove meses sem competir na modalidade Cross Cowntry Olímpico.
Trata-se de uma doença degenerativa muito comum na população em geral. Quando não tratada, pode levar à perda da estrutura espinhal normal e limitar a função.
É um processo natural de envelhecimento que pode afetar qualquer região da coluna – cervical, torácica, lombar, sacral. A maior parte dos casos de artrose na coluna pode ser adequadamente tratada sem a necessidade de cirurgia.
A atleta revela que o médico recomendou apenas a hidroginástica. Mas ela não aceitou o diagnóstico e procurou fazer tratamentos com fisioterapia. O resultado foi de superação da doença e o retorno a disputa de campeonatos de ciclismo:
Berília Damas
ciclistaberiliadamas1
Ela ressalta que a medicina não é uma ciência exata e às vezes acontecem algumas surpresas. Para a ciclista é importante seguir as orientações médicas, mas também é preciso lutar pela cura enquanto houver recurso:
Berília Damas
ciclistaberiliadamas2
A atleta de Pará de Minas participou recentemente de corridas em Araxá e São João Del Rey, obtendo boas colocações. Ela continua treinando duro para ficar entre os primeiros colocados nos próximos campeonatos que disputará.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.