Prefeitos de municípios atingidos por rompimento de barragem criam comissão para cobrar prejuízos da Vale

O município de Pará de Minas iniciou a semana com uma boa notícia anunciada pelo prefeito Elias Diniz (PSD). Após muitas conversas com representantes da mineradora Vale, através do Comitê de Gestão de Crise da Água, que tem integrantes de vários segmentos sociais, foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A Vale se comprometeu a construir uma nova adutora até 15 de maio de 2020 para captar água no Rio Pará e será responsável por abastecer o município junto aos mananciais. Cerca de 20 poços artesianos serão perfurados e um reservatório de 100 mil litros de água será construído. Se isso não bastar, a mineradora terá que trazer água de Itaúna para Pará de Minas por meio de caminhões pipa. Caso não cumpra as exigências nas datas especificadas, a multa é de R$ 100 mil por dia.


Esta foi considerada a primeira etapa já que os municípios afetados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, em 25 de janeiro, agora cobram os prejuízos causados ao meio ambiente e também à população.

Nesta terça-feira, 19 de março, 17 prefeitos estiveram em Pará de Minas para tratar destes assuntos. As cidades atingidas pelos sedimentos da barragem da Vale em Brumadinho formaram uma comissão.

O próximo passo será uma reunião com o Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio (PSL) na quinta-feira (21) em Brasília. Eles apresentarão as demandas apontadas pelos municípios prejudicados, como explica Elias Diniz:


Elias Diniz
eliasdinizreuniao

Um dos municípios atingidos pelos rejeitos da lama da barragem foi Pompéu, conhecida como bacia leiteira de Minas Gerais. Quanto ao abastecimento urbano a cidade não tem com o que se preocupar, por captar água no Rio Pará.

O problema é quanto à zona rural. Às margens do Rio Paraopeba há dois assentamentos, grandes propriedades produtoras de leite e condomínios. Todas estas famílias que dependem exclusivamente do rio para manter as plantações e o gado foram afetadas. A falta d’água pode encarecer os produtos para o consumidor final.

A expectativa do prefeito Ozeas da Silva Campos (PRB) é buscar junto aos órgãos responsáveis as soluções cabíveis para amenizar a situação da população atingida em Pompéu:


Ozeas da Silva Campos
ozeasreuniao

O prefeito de Papagaios Mário Reis Filgueiras (PSDB) foi eleito o presidente da comissão criada durante o encontro dos prefeitos em Pará de Minas.

Para ele esta união dá mais força aos municípios para cobrar da Vale e outros responsáveis o ressarcimento pelos danos causados:


Mário Reis Filgueiras
marioreisreuniao


A comissão é formada pelos prefeitos dos municípios de Pará de Minas, Papagaios, Brumadinho, Mário Campos, Paraopeba, Três Marias, Pompéu e Betim.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!