Boneca Momo espalha medo; psicólogo recomenda aos pais observar o comportamento e conversar com os filhos

A tecnologia está presente em praticamente tudo na nossa vida. E não só para os adultos, a criançada também tem além de jogos no computador, o celular em mãos pra conversar com outras pessoas e claro, assistir a vídeos em plataformas na internet.

Alguns canais, como dos irmãos youtubers Luccas Neto e Felipe Neto, fazem sucesso entre a criançada. Há também os especializados em apresentar novos brinquedos e jogos às crianças e os que falam sobre assuntos aleatórios e são febre entre os mais jovens.

Se antes os pais se preocupavam com questões relacionadas à pedofilia e com quem os filhos conversavam na internet, hoje a preocupação é outra. Uma boneca que estaria aparecendo aleatoriamente em vídeos do Youtube.

A Momo nasceu como um perfil no WhatsApp há alguns anos e foi vista ensinando o público alvo, crianças, a cortar os pulsos e a usar objetos cortantes como facas e estiletes para atacar a família.

Esse desespero vivido hoje pelos pais brasileiros foi sentido no Reino Unido em fevereiro passado. Escolas e até unidades da polícia se alarmaram sobre os desafios relacionados a Momo. Eles descobriram que as crianças não só tinham visto a boneca nos vídeos como também mudaram o comportamento por causa dela. Na época um vídeo onde a Momo apareceria foi removido após denúncias, mas o Youtube dos Estados Unidos avisou não ter identificado nenhuma evidência que eles existiram.

Mesmo assim no Brasil os pais estão cautelosos. No WhatsApp por exemplo, o assunto é só esse. São reportagens de mães desesperadas e vídeos que afirmam que a Momo está na plataforma e assombra as crianças.

Especialistas dizem que este alarde pode aumentar o pânico e ainda não há certezas que no Youtube tem postagens com a boneca. Mas e então, o que fazer? Como os pais podem conversar com as crianças e esclarecer esta situação?

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com o psicólogo Everton Menezes sobre o assunto. O especialista explica como abordar este tema. Recomenda que o primeiro passo é analisar o comportamento dos filhos:


Everton Menezes
evertonmomo1

O psicólogo reforça que os pais devem ser mais acessíveis aos filhos, dando a eles liberdade para conversar sobre qualquer assunto.

E a geração anterior usava de punição para ensinar o filho algo positivo, mas o psicólogo explica que é necessário conversar e também ouvir:

Everton Menezes
evertonmomo2

Everton Menezes ainda pede aos pais que estejam sempre atentos aos conteúdos que os filhos assistem, tanto na televisão como também na internet.

Mas ele explica que nem toda criança que assiste ao vídeo vai fazer o que a Momo pede:

Everton Menezes
evertonmomo3

O Youtube garantiu que na plataforma voltada para o público infantil não foram localizados vídeos com a boneca Momo. Mesmo assim é importante conversar com as crianças e informar da importância de dialogar com os pais sobre esses assuntos que muitas vezes causa medo, mas infelizmente acontecem. Especialistas pedem ainda que quando o filho for usar a internet é importante os pais darem preferência a plataformas de streaming em que a empresa tem total controle sobre o conteúdo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!