Agências do INSS retomam gradualmente atendimentos presenciais, mas perícias continuam incertas

Desde março as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas em todo o Brasil devido a pandemia do novo coronavírus. Dante disso as datas são agendadas, mas por causa dos altos números de infectados no país, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando os prazos.

Na semana passada foi anunciado que as agências voltariam a funcionar no dia 14 de setembro, gradualmente, para pessoas que agendassem previamente o atendimento pelos canais remotos. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das unidades.

Cada agência ficou responsável por avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, organização do espaço físico, medidas de limpeza e equipamentos de proteção individual e coletiva. Após esta análise é que será decidido como e quando o atendimento será retomado.

Atualmente há 1.568.050 processos na fila aguardando pelo atendimento do INSS segundo dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

O advogado especialista em Direito Previdenciário Bernardo Lucca disse ao Portal GRNEWS que mecanismos foram criados para minimizar os impactos do fechamento das agências e os segurados devem tentar solucionar os problemas por telefone ou pelo aplicativo:


Bernardo Lucca
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O advogado também está preocupado com a suspensão das perícias do INSS, pois a fila já é enorme e muitas pessoas estão prejudicadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

As perícias também deveriam ter começado no dia 14 de setembro, mas os peritos médicos federais alegam falta de condições sanitárias contra o coronavírus para retomar o trabalho:

Bernardo Lucca
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Nesta sexta-feira, 18 de setembro, o secretário especial de Previdência e Trabalho Bruno Bianco garantiu que as agências que contam com o serviço de perícia voltarão a fazê-lo na segunda, 21 de setembro.

A agência do INSS de Pará de Minas consta como uma das que terá o retorno gradual de atendimento presencial.

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