Agências do INSS retomam gradualmente atendimentos presenciais, mas perícias continuam incertas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Desde março as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas em todo o Brasil devido a pandemia do novo coronavírus. Dante disso as datas são agendadas, mas por causa dos altos números de infectados no país, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando os prazos.

Na semana passada foi anunciado que as agências voltariam a funcionar no dia 14 de setembro, gradualmente, para pessoas que agendassem previamente o atendimento pelos canais remotos. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das unidades.

Cada agência ficou responsável por avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, organização do espaço físico, medidas de limpeza e equipamentos de proteção individual e coletiva. Após esta análise é que será decidido como e quando o atendimento será retomado.

Atualmente há 1.568.050 processos na fila aguardando pelo atendimento do INSS segundo dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

O advogado especialista em Direito Previdenciário Bernardo Lucca disse ao Portal GRNEWS que mecanismos foram criados para minimizar os impactos do fechamento das agências e os segurados devem tentar solucionar os problemas por telefone ou pelo aplicativo:


Bernardo Lucca
berluccapericinss1

O advogado também está preocupado com a suspensão das perícias do INSS, pois a fila já é enorme e muitas pessoas estão prejudicadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

As perícias também deveriam ter começado no dia 14 de setembro, mas os peritos médicos federais alegam falta de condições sanitárias contra o coronavírus para retomar o trabalho:

Bernardo Lucca
berluccapericinss2

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, o secretário especial de Previdência e Trabalho Bruno Bianco garantiu que as agências que contam com o serviço de perícia voltarão a fazê-lo na segunda, 21 de setembro.

A agência do INSS de Pará de Minas consta como uma das que terá o retorno gradual de atendimento presencial.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!