Defensoria Pública de Minas Gerais reforça atuação em Nova Serrana com novas instalações

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugura as novas instalações e o novo Centro de Conciliação e Mediação de sua unidade em Nova Serrana, na região Centro-Oeste do estado. A solenidade oficial ocorrerá nesta terça-feira, 19 de agosto, às 10h, e contará com a presença da defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.

Estrutura otimizada para acolher a população
A nova sede, que já está em funcionamento, está localizada na Rua Cornélio Benfica, nº 63, no bairro Jardim do Lago. A estrutura foi pensada para oferecer acolhimento e conforto, com gabinetes individuais que garantem privacidade, amplo espaço de atendimento, salas de conciliação e acessibilidade. Sua proximidade com o centro da cidade também facilita o acesso da população.

A comarca abrange não apenas Nova Serrana, mas também os municípios de Araújos e Perdigão, incluindo suas áreas rurais, totalizando cerca de 150 mil habitantes. Atualmente, quatro defensoras públicas atuam na unidade, realizando entre 350 e 400 atendimentos por mês.

Diversidade de demandas e o papel da instituição
A Defensoria Pública presta assistência jurídica gratuita a cidadãos em situação de vulnerabilidade. As demandas mais frequentes na unidade de Nova Serrana estão relacionadas a áreas como saúde (pedidos de medicamentos e transferências de leito) e família (divórcio, pensão alimentícia e guarda). Outros temas recorrentes são questões cíveis, incluindo ações consumeristas, além de processos criminais, execuções penais e demandas do Juizado Especial.

A DPMG também promove a resolução extrajudicial de conflitos e atua na educação em direitos e na conscientização sobre cidadania e direitos humanos. Com informações da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública de Minas Gerais

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!