Tecnologia de água de coco microfiltrada proporciona maior durabilidade e qualidade

A água de coco é uma bebida natural, refrescante e bastante consumida, não apenas por suas qualidades sensoriais, mas também por suas funções nutricionais e terapêuticas. Por apresentar um elevado teor de açúcares e sais, o produto torna-se altamente perecível e necessita de métodos para aumentar sua durabilidade.

A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu um processo tecnológico que atribui maior durabilidade e qualidade à água de coco. A água de coco microfiltrada por membrana disponibiliza ao mercado um produto com todas as características sensoriais e nutricionais úteis na bebida in natura. Inovador, o produto foi desenvolvido em parceria com a Fazenda Grangeiro e foi lançado na 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro – PECNordeste, realizado em Fortaleza-CE.

O processo de microfiltragem por membrana busca remove enzimas, agentes microbiológicos e sólidos que podem comprometer as propriedades nutricionais e sensoriais da água de coco. A tecnologia permite que a durabilidade do produto passe de 15 dias para até 60 dias sob refrigeração.

De acordo com o engenheiro de alimentos Fernando Abreu, a microfiltragem é um processo muito trabalhoso pela Embrapa na fabricação de bebidas à base de caju, pitaya, yacon e banana. A cajuína, por exemplo, utiliza tecnologia na produção em escala industrial e já pode ser encontrada no mercado. “A microfiltragem é uma tecnologia consagrada e que fizemos um trabalho de adaptação para a água de coco”, complementa.

Inovação para o mercado do coco
A água de coco microfiltrada é uma alternativa promissora para a industrialização desse tipo de produto. Na agroindústria, o processamento térmico é o método mais utilizado para a esterilização, mas que gera ônus à qualidade nutricional, sensorial e química durante o aquecimento. Assim, a microfiltragem é mais recomendada, uma vez que consiste em uma técnica de esterilização a frio.

De acordo com Rita Grangeiro, proprietária da Fazenda Grangeiro, a tecnologia trouxe novos horizontes para o mercado da agroindústria de coco, uma vez que “os produtores jamais dariam venda para toda a produção de coco para o mercado consumidor se não fosse a industrialização”.

O mercado atual da água de coco é amplo e o aumento da escala produtiva do produto envasado passou a ser uma tendência natural, estimulando o desenvolvimento de processos que permitem aumentar sua vida de prateleira com custos e critérios compatíveis com o mercado consumidor.

Com isso, a tecnologia agroindustrial desenvolvida é um elemento importante para a manutenção de vantagens competitivas do mercado da cocoicultura, induzindo a degradação dos processos de modernização tecnológica e aumentando a eficiência econômica da atividade com reflexos positivos sobre produção e preços.

A água de coco microfiltrada é uma tecnologia com validade em escala industrial. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Fazenda Grangeiro, referência no mercado da cocoicultura. O ativo tecnológico foi uma das inovações destacadas na mostra de soluções tecnológicas no PECNordeste. Com informações da Embrapa.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!