Fiscais do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado vistoriam UPA 24 horas que está em fase final de habilitação


Equipes de fiscais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde visitaram as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas, na manhã desta terça-feira, 18 de julho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Eles participaram de uma reunião com o prefeito Elias Diniz (PSD), o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, o procurador Geral do Município Júlio César Oliveira, e toda a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária.

Os representantes dos governos estadual e federal vistoriaram toda a estrutura física da nova unidade de saúde e o fluxo do atendimento. Também foram analisadas documentações exigidas e toda a parte burocrática que envolve o funcionamento da UPA 24 horas.

A partir desta vistoria os fiscais poderão dar o aval para que a UPA receba recursos federais e estaduais que ajudarão na manutenção dos serviços públicos de saúde. O novo prédio foi construído na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB).

A inauguração aconteceu no dia 29 de junho, após a instalação de toda a tubulação de gases e a realização de alguns reparos no prédio. Foi à realização de um sonho antigo da população de Pará de Minas que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Elias Diniz (PSD) afirma que a homologação da UPA 24 horas é mais uma etapa de todo o processo de melhoria no atendimento aos casos de urgência e emergência no município. Além disso, o prontuário eletrônico foi outro grande avanço:

Elias Diniz
vistoriaUPAeliasdiniz1

O chefe do Poder Executivo Municipal deixa claro que os pacientes devem procurar a UPA apenas em caso de urgência e emergência. Outros procedimentos sem urgência devem ser tratados nos postos de saúde que fazem parte da rede de atenção básica:

Elias Diniz
vistoriaUPAeliasdiniz2

De acordo com secretário Paulo Duarte, a visita dos agentes da União e do Estado foi uma oportunidade para prestar contas de toda a habilitação da UPA 24 horas. A partir daí as verbas de custeio deverão ser liberadas:

Paulo Duarte
vistorianaUPApauloduarte1

Ele ressalta que durante os últimos meses foi realizado um trabalho para adequar o espaço e todos os procedimentos para atender as normas do Ministério da Saúde e finalmente conseguir a aprovação final:

Paulo Duarte
vistorianaUPApauloduarte2

A próxima etapa da obra será a reforma do prédio do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, o antigo PA, e a conclusão de um grande complexo de saúde. A meta é utilizar toda a estrutura física com os departamentos da área da saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!