Digitalização bancária avança no Brasil e 82% das operações ocorrem por meio de canais digitais
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que a vasta maioria das transações bancárias realizadas no Brasil, impressionantes 82%, já ocorre por meio de canais digitais, englobando celulares e internet banking. Os dispositivos móveis, em particular, foram responsáveis por 75% do total dessas operações, consolidando-se como a ferramenta preferida dos brasileiros para gerenciar suas finanças.
Os dados, que refletem o ano de 2024, são parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, conduzida pela Deloitte. “Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo mobile banking [operações pelo celular], que somou 155 bilhões de transações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, representando um crescimento de 15%”, informou a Febraban em nota.
Pix lidera o crescimento no mobile banking
O sucesso dos canais digitais é fortemente impulsionado pela popularidade do Pix. A pesquisa revela que o sistema de pagamentos instantâneos registrou quase 25 bilhões de operações via celular em 2024, um aumento expressivo de 41% em relação ao ano anterior. Os correntistas, em média, realizam 55 transações Pix por mês utilizando seus smartphones.
Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, destacou os motivos por trás desse fenômeno: “Os celulares vêm transformando a maneira como interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar este sucesso”.
Em contrapartida, as transações realizadas em canais físicos, como agências bancárias, caixas eletrônicos e correspondentes, seguem uma tendência de queda, representando agora apenas 5% do total de operações. Nas agências bancárias especificamente, foram realizadas 3,6 bilhões de transações em 2024, uma redução de 14% em comparação com o ano anterior. Com informações da Agência Brasil