Trecho rural entre os distritos de Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro recebe o nome de Estrada Municipal Arnaldo Alves Ferreira
Em uma iniciativa da Câmara Municipal de Pará de Minas, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 138/2025 foi aprovado para homenagear Arnaldo Alves Ferreira. A proposta, que partiu do vereador Délio Alves Ferreira (PL), batiza a estrada que liga os distritos de Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro com o nome de Estrada Municipal Arnaldo Alves Ferreira.
A aprovação do projeto foi unânime com o apoio de todos os vereadores. A homenagem foi celebrada pelo autor da proposta e pelo vereador Geraldo Magela de Almeida, que relembrou sua convivência com o homenageado.
O legado do “Arnaldo leiteiro”
A homenagem é póstuma, já que Arnaldo faleceu em 18 de fevereiro de 2020. No texto que o homenageia, é destacado que ele ajudou muitas pessoas que precisavam de transporte, levando-as na boleia ou na carroceria do caminhão até Pará de Minas. O documento também salienta o quanto ele se dedicou à comunidade, principalmente durante as festas da igreja, e como a sua presença contribuiu para o desenvolvimento de Trindade. A homenagem é considerada justa, pois o nome de Arnaldo será eternizado no mesmo trecho de estrada que ele percorreu por anos com seu caminhão. O vereador Délio Alves Ferreira, autor da proposta, destacou a importância da aprovação dessa justa homenagem:

Délio Alves Ferreira
estradadelio1
Conhecido como o “Arnaldo leiteiro”, Arnaldo Alves Ferreira nasceu em 4 de dezembro de 1939 e foi um homem de fé e perseverança, que sustentou a família como caminhoneiro. Ele transportou farinha, fez fretes e, mais tarde, transportava leite para cooperativas de Pará de Minas. De 1980 a 2003, ele percorreu as linhas de São Lourenço, Córrego do Barro, Trindade, Bom Jesus do Pará e Ascensão. O vereador Geraldo Magela de Almeida lembrou dos tempos em que operava linhas rurais para transportar leite e da convivência com o homenageado:

Geraldo Magela de Almeida
estradageraldo1
Quem foi Arnaldo Alves Ferreira
“Arnaldo Alves Ferreira nasceu em 4 de dezembro de 1939. Seus pais, Maria Tereza e José Alves, o criaram em um lar de perseverança, fé e amor. Ele concluiu o 3º ano e, determinado, conquistou a carteira de habilitação ainda jovem.
Arnaldo casou-se com Marta Teodora Ferreira, e dessa união nasceram seus dois filhos: Luciana e Júnio. Ele criou os filhos com muito zelo e carinho, sendo um apoio emocional e orientando-os em caminhos de virtude, baseados em princípios morais e espirituais.
Ele proveu o sustento da família na boleia de um caminhão. Iniciou seu trabalho transportando farinha para o Cainágua, em Belo Horizonte, e depois trabalhou com fretes na praça. Mais tarde, começou a transportar leite para cooperativas de Pará de Minas. Seu trabalho era árduo, e ele não parou nenhum dia, enfrentando dias de sol escaldante ou chuva.
Muitos se lembram do Arnaldo leiteiro, que de 1980 até 2003, fez as linhas São Lourenço, Córrego do Barro, Trindade, Bom Jesus do Pará e Ascensão. Ele sempre ensinou que a caridade é a melhor forma de demonstrar amor ao próximo, e muitas pessoas que precisavam de ajuda iam na boleia de seu caminhão ou na carroceria com destino a Pará de Minas.
Foram anos de muito trabalho, mas gratificantes. Arnaldo também ajudava a comunidade durante as festas da igreja e se fez presente para ajudar a comunidade de Trindade a prosperar. Ele era um homem correto e fazia sempre aquilo que o deixava feliz.
Se estivesse ainda conosco, seria uma das pessoas mais gratas em ver a pavimentação da estrada que percorreu com seu caminhão. Nada mais justo que colocar seu nome no trecho asfaltado entre Córrego do Barro e Trindade, e no trecho que liga Trindade a Bom Jesus do Pará.
Arnaldo Alves Ferreira faleceu em 18 de fevereiro de 2020 e deixou um ótimo legado para todos que o conheceram. Além de ter sido um ótimo pai de família, ele nos ensinou a ser cidadãos responsáveis, engajados e preocupados com o bem-estar da comunidade.”
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

