Vendas de veículos para o exterior cresceram em agosto
As exportações de veículos automotores apresentaram um crescimento significativo em agosto de 2025. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume de 57,1 mil unidades exportadas representa uma alta de 19,3% em relação a julho e de impressionantes 49,3% na comparação com agosto do ano passado.
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o setor já exportou 313,3 mil veículos, um aumento de 12,1% em comparação com o mesmo período de 2024. O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que o aumento da produção nos últimos meses é resultado da maior presença das empresas brasileiras no mercado externo.
Produção nacional em alta
Em agosto, a indústria automobilística brasileira produziu 247 mil veículos, o que representa um aumento de 3% em relação a julho. Apesar de uma queda de 4,8% em relação a agosto de 2024, a produção acumulada no ano cresceu 6% sobre 2024, totalizando 1,743 milhão de unidades.
O total de veículos emplacados em agosto foi de 225,4 mil. No acumulado do ano, as vendas chegam a 1,668 milhão de unidades, o que corresponde a uma alta de 2,8% em relação aos primeiros oito meses de 2024.
Apesar do bom desempenho geral, a Anfavea aponta uma queda nas vendas de veículos nacionais no varejo, que diminuíram 9,3% no ano. Por outro lado, as vendas de veículos importados cresceram 17,3%. Modelos nacionais eletrificados, no entanto, representaram 25% do total de vendas de carros elétricos e híbridos.
Caminhões sofrem com juros altos
A Anfavea alertou que o segmento de caminhões é o mais afetado pelo cenário econômico. O setor sofre com os juros elevados, a alta inadimplência e a desaceleração da economia. Pela primeira vez no ano, a produção acumulada de caminhões registrou queda, recuando 1% em relação a 2024. A entidade destacou que essa é uma inversão na curva de crescimento que o setor vinha mantendo. Com informações da Agência Brasil

