Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório e medicamento para tratar esclerose múltipla
O Brasil dará um passo importante para a saúde pública com a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O Ministério da Saúde anunciou uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer. O objetivo é imunizar gestantes e bebês contra o VSR, uma das principais causas de infecções respiratórias graves em recém-nascidos, como a bronquiolite.
A previsão é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o final deste ano, com a distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS) prevista para começar na segunda quinzena de novembro. A vacinação de gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, é a estratégia adotada para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao vírus.
De acordo com o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite em bebês, e a vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil hospitalizações por ano.
Produção nacional de medicamento para esclerose múltipla
Além da vacina, o Brasil também passará a produzir o natalizumabe, um medicamento biológico essencial para o tratamento de esclerose múltipla. O acordo de transferência de tecnologia será feito entre a farmacêutica Sandoz e o Instituto Butantan.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, afetando principalmente adultos jovens. A produção nacional do medicamento visa garantir o acesso contínuo da população ao tratamento, especialmente após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia de covid-19. Com informações da Agência Brasil

