Mamógrafo é instalado no HMPL e mulheres paraminenses poderão fazer exames na próxima semana
O Município não atingiu a meta de mamografias no ano passado. O balanço foi apresentado recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde e mostrou que de todos os serviços oferecidos gratuitamente pela prefeitura, o exame foi um dos que não atingiu a meta anual.
Entre os principais motivos, segundo o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty em entrevista ao Portal GRNEWS, está à desistência das pacientes. Muitas mulheres não quiseram viajar quilômetros até Brumadinho para fazer o exame.
Diante disso, o Município iniciou conversas com o Instituto de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) e conseguiu um mamógrafo. Inicialmente ele seria instalado no início deste ano. Mas alguns problemas precisaram ser resolvidos e agora, enfim, o aparelho chegou.
O mamógrafo já foi instalado no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), instalado no prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, no bairro Senador Valadares.
Na segunda-feira (15) o aparelho chegou e nesta quarta-feira, 17 de junho, técnicos instalaram as impressoras. Agora falta pouco para o início dos exames em Pará de Minas, como contou ao Portal GRNEWS o secretário Wagner Magesty:
Wagner Magesty
wagmagmam1
O secretário acredita que a falta de conforto e outros motivos levaram tantas mulheres a desistirem de fazer o exame em Brumadinho. Agora, ele espera, que as metas sejam batidas. Atualmente, 783 mulheres aguardam para realizar a mamografia:
Wagner Magesty
wagmagmam2
O mamógrafo inicia o funcionamento na segunda-feira, 22 de junho, quando vários exames já estão agendados. A expectativa é que as 783 mulheres façam a mamografia até outubro deste ano.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.