Sem projetos em pauta, Parlamento Jovem e discussões se destacam em reunião da Câmara Municipal

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O encontro semanal dos vereadores de Pará de Minas foi tranquilo. Nenhum projeto entrou em pauta na noite desta segunda-feira, 17 de junho. A reunião demorou cerca de 50 minutos e foram aprovados diversos requerimentos e uma moção de aplauso.

O destaque do encontro ficou por conta da apresentação de Míriam Assumpção Chaves, uma das selecionadas para participar da etapa regional do Parlamento Jovem. O evento acontece no dia 14 de agosto em Nova Serrana.

Cinco estudantes de Pará de Minas foram escolhidos e eles estudam nas escolas estaduais Avany Villena Diniz, Manoel Batista e Nossa Senhora Auxiliadora. A Escola do Legislativo é responsável por assessorar estes alunos que este ano trabalharão o tema “Discriminação étnico-racial”.

Míriam Assumpção Chaves, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Avany Villena, apresentou aos vereadores os subtemas que serão abordados este ano:


Míriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaoreuniao

Para a estudante, todos os jovens deveriam participar do projeto pois, toda a população vive a política no dia a dia:

Míriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaoreuniao2

A expectativa era que os vereadores votassem na reunião desta segunda-feira o Projeto de Lei nº 37/2019 de autoria do Executivo. O pedido é para um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$10 milhões para pavimentação, sinalização e iluminação de ruas da cidade e dos distritos.

O assunto é polêmico já que houve muita expectativa anteriormente e o projeto nem sequer havia chegado à Câmara Municipal. No último dia 10 de junho o prefeito Elias Diniz (PSD) entregou nas mãos do presidente da Câmara Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB) o documento que no dia seguinte foi disponibilizado aos vereadores para apreciação.

Porém, muitos esperavam que na mensagem final do projeto estivessem listadas as ruas que seriam pavimentadas, o que não aconteceu. Desde então os vereadores tem estudado o projeto e a forma de pagamento do empréstimo, que pode ser dividido em até 96 parcelas, com carência de 24 meses.

Segundo Dilhermando Rodrigues Filho, o parecer das comissões deve ser emitido ainda esta semana:


Dilhermando Rodrigues Filho
dilhermandorodriguesreuniao1

A comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente analisa criteriosamente o projeto enviado pelo prefeito. O presidente é José Salvador Moreira (PSD), o vice-presidente Mário Justino da Silva (PRB) e o relator Gladstone Correa Dias (PSDB).

Este último disse ao Portal GRNEWS que estudou todas as possibilidades do projeto e já adiantou seu voto contrário, diferente dos outros membros da comissão:


Gladstone Correa Dias
gladstonecorreareuniao

A expectativa é votar o projeto na próxima semana, ou seja, na reunião de 24 de junho. É que a Caixa Econômica Federal tem o prazo até final de junho para analisar o financiamento.

Caso não seja votado na próxima reunião, uma extraordinária deve ser marcada até o dia 28 de junho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!