Manifestantes que paralisaram trabalhos na Policlínica buscam apoio de vereadores e expõem problemas na Saúde
Um dos assuntos mais comentados em Pará de Minas nesta segunda-feira, 17 de junho, foi a paralisação de médicos e dentistas que atuam na Policlínica Nossa Senhora da Piedade. Assim que o Portal GRNEWS publicou o protesto dos médicos e dentistas, a população se manifestou, principalmente nas redes sociais.
Vestidos de preto, com nariz de palhaço, faixas, cartazes e apitos,, os profissionais da área de Saúde mostraram sua indignação frente a alguns problemas que vem acontecendo na área da saúde.
Eles pedem por melhores condições de trabalho, ajuste na carga horária de trabalho e o direito de se aposentarem pelo Instituto Paraprev. Além disso, denunciaram que o local, visitado por centenas de pessoas diariamente, funciona sem alvará sanitário.
A manifestação foi uma forma encontrada pelos profissionais de mostrar à população como anda a saúde do município e por isso cruzaram os braços.
No fim da tarde desta segunda-feira (17) alguns representantes da classe estiveram reunidos com os vereadores no Plenarinho da Câmara Municipal. Eles explicaram aos membros do Legislativo o motivo da paralisação e o que reivindicam.
O dentista Leandro Freitas gostou da receptividade dos vereadores que afirmaram serem favoráveis as reivindicações dos profissionais da Saúde:
Leandro Freitas
leandrofreitasreuniao1
Explica ainda que nenhum representante, nem o prefeito ou o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte, procurou os profissionais. Ele espera que a situação seja resolvida para não haver prejuízos a ninguém:
Leandro Freitas
leandrofreitasreuniao2
O vereador Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) participou da reunião com médicos e dentistas. Ele afirmou que infelizmente quase todos os cargos da prefeitura estão com salários defasados:
Marcus Vinícius Rios Faria
marcusviniciusreuniao1
Em entrevista ao Portal GRNEWS o prefeito disse que está analisando a situação e espera enviar à Câmara Municipal um projeto que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores públicos municipais. Com isso haveria as mudanças almejadas pelos profissionais.
Para o vereador Marcus Vinícius Rios Faria, p prefeito Elias Diniz precisa enviar o projeto de lei para resolver a situação o quanto antes:
Marcus Vinícius Rios Faria
marcusviniciusreuniao2
Durante a manifestação na Policlínica o médico e vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende disse que a Prefeitura de Pará de Minas pretende trocar os médicos que atuam há anos na Secretaria Municipal de Saúde por outros que prestam serviços para uma empresa pagando apenas o pró-labore por serviços prestados. Assim, quem atua no município perderia a chance de se aposentar pela Paraprev.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.