Fumo, bebida alcoólica, obesidade, colesterol alto, estresse e sedentarismo são fatores associados aos casos de hipertensão arterial
Classificada como enfermidade crônica, a hipertensão arterial aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que normalmente ficam próximos a 140/90 mmHg (ou 14 por 9) e permitem avaliar o esforço realizado pelo miocárdio, indicando o andamento da saúde cardiovascular.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença, foi escolhida a data 17 de maio, como o Dia Mundial da Hipertensão, lembrado anualmente como o alerta aos hábitos saudáveis para uma boa saúde.
O médico especialista em Cardiologia, Geraldo Nasser, reafirma ao Portal GRNEWS a importância dessa data, diante de um cenário em que a hipertensão arterial é uma realidade que acomete milhares de brasileiros:
Geraldo Nasser
geraldohipertensão1
Na maioria das vezes, a hipertensão arterial é diagnosticada como doença genética. Porém, vários fatores relacionados ao estilo de vida, também contribuem podem contribuir para a pressão arterial desregulada. Entre os principais constam o fumo, bebida alcoólica, obesidade, colesterol alterado, consumo excessivo de sal, estresse e o sedentarismo:
Geraldo Nasser
geraldohipertensão2
De acordo com o cardiologista, é importante manter o acompanhamento constante e evitar o desenvolvimento ou agravamento da doença:
Geraldo Nasser
geraldohipertensão3
Conhecida como um mal silencioso por sua natureza assintomática, a hipertensão arterial é uma doença que deve ser monitorada desde a infância, onde o diagnóstico e a intervenção precoces são fundamentais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.