Câmara Municipal autoriza mudança em nome de rua e homenageia fundador da Pró-Vida

camara_votacaorua
Durante a reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na segunda-feira (11) foi apresentado um projeto de lei alterando o nome da Rua José Vítor de Paiva para Doutor Celso Charuri.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta foi solicitada pela Pró-Vida, Integração Cósmica, com sede no bairro Senador Valadares. A entidade foi fundada pelo médico Celso Charuri em 1978, na cidade de São Paulo.

A matéria levantou algumas discussões, pois a Lei Orgânica do Município não permite que as vias públicas com nomes de pessoas tenham os registros alterados. Ou seja, nesses casos o nome não pode ser trocado.

De acordo com o vereador Marcos Aurélio dos Santos, esta parte da Lei Orgânica deveria ser alterada, a exemplo do que outros municípios fizeram. Desta forma seria possível votar tranquilamente estas proposituras:

Marcos Aurélio dos Santos
marcaur_rua

O vereador Rodrigo Varela Franco conta que fez um estudo aprofundado sobre as leis aprovadas no Poder Legislativo autorizando a alteração de nomes de ruas na administração do ex-prefeito Inácio Franco. Na época os nomes de países foram substituídos por nomes de pessoas.

Ele ressaltou que existe uma brecha na Lei Orgânica do Município em relação à alteração. Rodrigo Varela Franco explicou que a proposta solicita uma troca e com isso a Rua José Vitor de Paiva continuará existindo em outro local:

Rodrigo Varela Franco
rodvar_rua

O vereador Geraldo Luís Batista também frisou a necessidade de alterar a Lei Orgânica para evitar qualquer desconforto com a população e as famílias das pessoas que foram homenageadas com nomes de ruas:

Geraldo Luís Batista
gerluiz_rua

O líder do prefeito na Câmara Municipal, Marcus Vinícius Rios Faria, autor da proposta, informou que foram tomadas todas as providências necessárias para que a matéria fosse apreciada pelo plenário:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcvin_rua

Rosa Inês Nogueira Duarte, aluna da Pró-Vida de Pará de Minas, ficou muito satisfeita com a aprovação da troca de nome da via pública. Ela explica que o objetivo foi deixar que o nome de Celso Charuri no endereço da sede própria:

Rosa Inês Nogueira Duarte
rosines_rua

A Associação Pró-Vida vai arcar com todas as despesas de registros cartoriais das empresas instaladas na Rua Dr. Celso Charuri. Os moradores da via foram consultados e assinaram um documento autorizando. Os familiares de José Vitor de Paiva também autorizaram a troca através de documento assinado.

O pará-minense dará o nome a uma avenida no Residencial Cecília Meireles, onde estão sendo construídos quatrocentos apartamentos dentro do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!