Comarca de Divinópolis adere à Central de Processos Eletrônicos; evento homenageou servidoras do Judiciário lotadas em Pará de Minas
A modernização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu um novo passo na terça-feira (14/10) com a adesão da Comarca de Divinópolis à Central de Processos Eletrônicos das Turmas Recursais (CPE-TR). O evento, que marca a expansão do uso de ferramentas digitais, também foi palco para a celebração e reconhecimento do trabalho de servidores com 30 anos de serviço e a premiação dos “Servidores do Ano”.
Centralização em BH otimiza recursos e acelera processos
A CPE-TR, regulamentada pela Portaria Conjunta nº 1.545/2024, concentra em Belo Horizonte a gestão de processos eletrônicos das Turmas Recursais, oferecendo suporte técnico e administrativo para magistrados em atividades como despachos, sentenças e julgamentos.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou que a medida promove a celeridade processual e a previsibilidade no andamento dos feitos, resultando em uma melhor prestação jurisdicional. A centralização permite que Divinópolis, e as outras comarcas que aderirem, dispensem o serviço de tramitação de processos das Turmas Recursais, permitindo que servidores sejam realocados para outras atividades em benefício dos cidadãos.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, reforçou que a adesão à CPE-TR é um marco de modernização e eficiência, que garante segurança, estabilidade e suporte contínuo às operações. A iniciativa permite a racionalização de recursos humanos e materiais e representa a união entre a “tradição e a inovação” no Judiciário mineiro.
Reconhecimento a 30 anos de dedicação
A solenidade também fez parte da 30ª Semana do Servidor de 2025 e incluiu a homenagem a servidores com três décadas de carreira. Entre os reconhecidos, estavam quatro servidoras lotadas em Pará de Minas: Maria Elena de Melo Martins, Silvia Aparecida Peres Rabelo, Solange Aparecida de Melo e Sônia Cruz.

Em discurso, a servidora Eliana Caetano da Fonseca Costa, homenageada pelos 30 anos, resumiu o sentimento de seus colegas: “Aqui estou para dizer que valeu a pena e me sinto realmente como patrimônio, como todos nós que hoje completamos 30 anos de serviço ou mais, como patrimônio da história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”.

O servidor Gabriel Henrique Moreira Silva, assistente de Gestão de Secretaria da Comarca de Passatempo e um dos agraciados como “Servidor do Ano”, destacou que o reconhecimento é um incentivo para continuar prestando um bom serviço à Justiça, que está na linha de frente do atendimento ao jurisdicionado.
A juíza diretora do Foro da Comarca de Divinópolis, Andréa Barcelos Ferreira Camargos Faria, falou sobre sua trajetória na magistratura mineira, que completa 30 anos em março de 2026, e agradeceu a dedicação e a resiliência dos servidores homenageados.

Com informações da Diretoria Executiva de Comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


