Diminui o número de paraminenses negativados no SCPC; consumidores estão mais conscientes


A Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) disponibiliza para os empresários o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Trata-se de um serviço de cobrança dos clientes em débito.

O sistema permite aos associados fazerem registros de todos os devedores e, consequentemente, bloquear o crédito do devedor junto aos demais associados e de outros estabelecimentos pelo Brasil.

Através do SCPC é possível incluir os nomes dos devedores na lista de negativados. Também podem ser feitas consultas de cheques emitidos e a inclusão de empresas e pessoas devedoras no protesto.

Os dados estatísticos também servem de parâmetro para que as empresas e o poder público vejam a realidade econômica dos consumidores. A partir dessas informações são elaboradas políticas de mercado.

De acordo com Fernanda Medina, atendente do SPC, foi registrada uma queda no volume de negativações em relação ao ano passado. Para ela, a redução ocorreu porque os clientes estão mais cautelosos com as compras devido a crise financeira que o país atravessa:


Fernanda Medina
spcfernandamedina1

Cada empresa define um determinado prazo para os consumidores quitarem as dívidas. As negociações também são realizadas, mas caso os prazos se esgotem o nome do devedor é incluído no SCPC.

Após o pagamento da dívida o empresário tem um prazo máximo de 24 horas para comunicar o fato. A partir desse comunicado que o sistema retira o nome do devedor da lista de nomes sujos:

Fernanda Medina
spcfernandamedina2

De acordo com o SCPC da ASCIPAM, foram feitos 800 registros e 514 em janeiro. No mês de fevereiro: 888 registros e 388 cancelamentos. Em março: 656 registros e 422 cancelamentos. Em abril: 936 registros e 476 cancelamentos.

As lojas de Pará de Minas que mais incluíram nomes de clientes devedores no SCPC este ano atuam nos segmentos de roupas, eletrodomésticos, informática e calçados.

Em maio: 874 registros e 585 cancelamentos. Em junho: 665 registros e 517 cancelamentos. Em julho: 786 registros e 526 cancelamentos. Em agosto: 989 registros e 535 cancelamentos. Nos 8 primeiros meses do ano o total de de 6594 registros e de 3963 cancelamentos.

Ao contrário de Pará de Minas, o número de inadimplentes subiu no país e atingiu aproximadamente 62,9 milhões de pessoas. Isso corresponde a 41% da população adulta. Os dados são da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!