Maioria dos locais que produzem e vendem cachaça região de Pará de Minas são clandestinos, diz IMA

A cachaça mineira produzida em alambique é patrimônio cultural de Minas Gerais. Milhares de famílias mineiras tem na produção a fonte de renda principal. O Brasil inteiro conhece a cachaça de Minas Gerais e segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos 894 estabelecimentos registrados no país, 375 são mineiros.

Mas para ter todo este reconhecimento é preciso que o produtor siga as boas práticas de fabricação e comercialização, com estrutura adequada para a produção, além de pessoas responsáveis por assinar por toda a fabricação.

Em Minas Gerais o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável por cadastrar e fiscalizar os produtores de cachaça. Na região de Pará de Minas existem poucos produtores e estabelecimentos legalizados, sendo dois em Pitangui, Papagaios e Itaúna e um em Conceição do Pará, o que torna o restante da produção e até a venda, ilegais.

No escritório seccional do IMA de Pará de Minas, o responsável pelo setor é o agrônomo Marcos Vinícius Freitas Pinto disse ao Portal GRNEWS que as fiscalizações são realizadas frequentemente e se o estabelecimento está ilegal, é fechado na hora:


Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcvicachacaima1

Além de infringir leis sanitárias, o produtor que continua fabricando cachaça clandestina atenta contra a vida do consumidor e por isso pode responder criminalmente, como explica o agrônomo:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcvicachacaima2

O registro da cachaça pode ser feito pelo próprio produtor pela internet. É gratuito e rápido. Mas pra isso é necessário que um responsável técnico acompanhe a produção e assine o documento. Todas as dúvidas podem ser tiradas no IMA:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcvicachacaima3

Para registrar a cachaça mineira, o produtor pode acessar o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessando AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!