INSS envia mensagens para segurados com pendências, mas advogado alerta que é preciso ter cuidado com golpistas
Como as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas em todo o país devido a pandemia do novo coronavírus, o órgão criou uma nova forma de entregar em contato com o segurado que tem alguma pendência, como falta de documentos ou se houver novidades no requerimento.
Para isso o trabalhador poderá receber uma ligação da Central 135 ou uma mensagem de texto pelo celular que foi cadastrado no momento da solicitação.
A medida veio para agilizar ao menos em partes a atual situação do INSS, que tem milhares de pedidos ainda em análise. Quem tiver pendências poderá enviar a documentação pelo próprio aplicativo do INSS.
O advogado especialista em Direito Previdenciário Bernardo Lucca disse ao Portal GRNEWS que o serviço que veio para facilitar a vida do trabalhador que deu entrada no benefício. Para quem já tem o aplicativo, por exemplo, a notificação é automática:
Bernardo Lucca
bernarluccinssnoti1
Se por um lado a tecnologia ajuda, como esta notificação do INSS, por outro pode atrapalhar, já que golpistas podem ver na mensagem uma forma de enganar os trabalhadores.
Por isso o advogado pede que as pessoas fiquem atentas ao retornar com os dados pessoais:
Bernardo Lucca
bernarluccinssnoti2
Mas em alguns casos o INSS vai solicitar os documentos originais. Pra isso, será necessário que o trabalhador entregue na agência em urnas que serão instaladas nas portas:
Bernardo Lucca
bernarluccinssnoti3
Quem receber a notificação e ainda tiver dúvidas pode averiguar a procedência da mensagem pelo próprio aplicativo INSS ou acessando AQUI. A expectativa é que o retorno do funcionamento presencial nas agências acontece em 22 de agosto.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.