Comissão elabora novo protocolo para retomada segura das aulas presenciais em Pará de Minas

Após o Governo de Minas Gerais definir novas orientações para o retorno às aulas presenciais em todo o estado, a Prefeitura de Pará de Minas teve que readequar o protocolo que já estava pronto. A Comissão Técnica para Enfrentamento à Covid-19, junto a representantes da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino e escolas particulares se reuniram novamente e criaram o novo Protocolo Municipal para Retorno das Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19.

Nesta segunda edição, elaborada em julho, e que o Portal GRNEWS teve acesso, o objetivo é ser um instrumento para assessorar a comunidade escolar como um todo, definindo critérios mínimos para a retomada segura, normatizando em caráter geral os protocolos.

Quando houver casos suspeitos da doença, o profissional da educação ou aluno será considerado como suspeito de uma síndrome gripal desde que os sintomas estejam presentes por pelo menos dois dias ou mais, como febre, calafrios, dor garganta ou cabeça, tosse e coriza.

O protocolo também estabeleceu que lactentes até um ano de idade; crianças com doenças crônicas como pneumopatia, diabetes mellitus, hipertensão, e distúrbios hematológicos e neurológicos; crianças portadoras de má formação congênita ou síndrome genética; e crianças em estado de imunossupressão primário ou por uso de medicamentos são considerados com maior risco de agravamento da doença.

Na escola, deverá ser observado para o retorno, a estrutura física, dimensões das salas, ventilação dos ambientes, número e faixa etária dos estudantes e número de profissionais. Além disso deverá ser planejado o fluxo de entrada e saída, facilitar o acesso a pias e lavatórios com água, sabonete líquido e papel toalha; disponibilizar álcool 70% em todos os ambientes; padronizar as lixeiras sendo todas com tampa e pedal; marcar o chão para filas e afastar as cadeiras na sala de aula; oferecer refeições embaladas ou separadas individualmente para consumo na sala de aula; limitar o acesso de visitantes; promover educação contínua da higienização correta; e manter portas e janelas abertas.

Dentro da escola a máscara não cirúrgica ou a de tecido deverá ser trocada a cada três horas, e as cirúrgicas a cada quatro horas. O empregador, seja da rede estadual, municipal ou privada, deverá fornecer máscaras descartáveis para utilização em casos de ausência de posse da máscara pessoal. Além disso as escolas devem fornecer aos profissionais botas impermeáveis de cano longo, luvas de borracha, gorros, capotes ou aventais e protetor ocular.

No caso das creches, como os profissionais tem contato mais próximo com as crianças, as orientações devem ser redobradas, com brinquedos e espaço higienizados com mais rigor a cada atividade ou a cada duas horas.

Todos os ambientes devem ser limpos com solução desinfetante regularmente, utilizando produtos a base de cloro, como o hipoclorito de sódio a 1%. Maçanetas, torneiras, corrimãos, mesas, cadeiras, teclados, computadores, telefones e todas as superfícies metálicas devem ser limpas com solução alcoólica líquida a 70%.

A recomendação é que sejam utilizados talheres, pratos e copos descartáveis e os funcionários da cozinha devem usar toucas.

O transporte escolar também tem regras, sendo permitida circulação com 1/3 da capacidade de ocupação. Caso seja instalada barreira acrílica entre as fileiras, o transporte pode circular com metade da capacidade. É preciso ainda usar máscara durante todo o trajeto, aferir a temperatura na entrada do veículo, desinfetar a van após cada viagem e disponibilizar álcool 70%.

As aulas de uma turma serão suspensas por 14 dias quando houver ocorrência simultânea de mais de um caso suspeito ou confirmado.

Para a suspensão em um turno, deverão ser registrados mais de um caso no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham contato com outras turmas.

As aulas serão suspensas em uma escola quando houver mais de um caso em que a pessoa tenha contato com outras turmas em turnos diferentes.

E serão suspensas no município quando houver ocorrência dos indicadores do Minas Consciente em patamares elevados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!