Vereador cobra prorrogação da validade de receitas e que Farmacinha aumente disponibilização de medicamentos

O Centro de Serviços Urbanos (CENSU), localizado na Praça Torquato de Almeida, Centro de Pará de Minas, disponibiliza vários serviços à população. Entre eles a Farmácia Básica Central, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

O último balanço realizado mostra que a Farmacinha, como é mais conhecida, oferece mais de 900 mil unidades de medicamentos mensalmente a cerca de 10 mil pacientes. Eles têm acesso gratuito a estes remédios, adquiridos pelos governos federal e estadual, com contrapartida da prefeitura.

Mas durante a pandemia do novo coronavírus em todo o país, o que se via eram filas enormes de pacientes que precisavam do medicamento e com isso aglomerações, o que está proibido como medidas para contenção do novo vírus.

Diante disso foi o Ministério da Saúde recomendou que as farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS) prorroguem a validade das receitas e amplie a quantidade de medicamentos ofertados.

Por isso o vereador Carlos Roberto Lázaro (Podemos) decidiu solicitar ao Município que siga à recomendação. É que segundo ele tem muita gente reclamando que as receitas não foram prorrogadas e a Farmacinha também não está oferecendo os medicamentos em quantidade maior. Ele pede que sejam entregues por mais três meses, evitando assim que as pessoas se aglomerem:

Carlos Roberto Lázaro
carlosrobertomedicafarma1


Em abril o Portal GRNEWS adiantou que a farmacinha alterou a forma de atendimento prorrogando no mês de abril a validade das receitas e consequentemente a entrega dos medicamentos para os dois meses seguintes.

Em contato novamente com o setor, a gerente da Farmácia Básica Central, Daniele da Silva Ramos confirmou que as prescrições com vencimento para junho e julho terão prazo de validade estendido por mais dois meses.

Ela informou ainda que os medicamentos serão entregues pelos dois meses subsequentes conforme disponibilidade de estoque, para que assim os pacientes não precisem sair de casa e muito menos aglomerar dentro do CENSU.

A Farmácia Básica Central funciona das 7 às 16 horas. Nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Walter Martins, JK, Dom Bosco e Santos Dumont (parte baixa), a dispensação de medicamentos ocorre das 7 às 13 horas. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (37) 3233-5800.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!