Plenário aprova emenda de Eduardo Barbosa que corrige distorção na tributação das aposentadorias de brasileiros que moram fora do país

eduardo_barbosa1
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (15) a Medida Provisória 713/16, acatando emenda do deputado federal Eduardo Barbosa que altera a legislação do Imposto de Renda para pensões e aposentadorias pagas no exterior.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A emenda do deputado prevê que, sobre esses rendimentos, pagos ao beneficiário (pessoa física) pela Previdência Social no seu local de residência ou domicílio, incidam as mesmas alíquotas aplicadas aos benefícios da mesma natureza pagos no território nacional.

De acordo com o deputado, a possibilidade de remeter ao exterior os valores correspondentes aos benefícios previdenciários é relativamente nova, mas há uma lacuna na legislação sobre as alíquotas a serem aplicadas para tributar tais rendimentos. A Receita Federal do Brasil tem utilizado o disposto no art. 7° da Lei n° 9.779, de 1999, que determina a incidência, de forma linear, da alíquota de 25% de imposto de renda como se tais pagamentos não se tratassem de renda decorrente de contribuição previdenciária e, sim, de remessas de divisas de outra natureza. “Isso gera uma distorção na tributação das aposentadorias e pensões as quais, em grande número, poderiam até ser isentas do imposto de renda”, afirmou Eduardo Barbosa. “Temos que dar tratamento isonômico aos beneficiários do mesmo sistema previdenciário”, completou.

A MP 713/2016 altera a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, para dispor sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas físicas residentes no País, em viagens de turismo, negócios, serviços, treinamento ou missões oficiais, e dá outras providências.

A MP ainda será analisada pelo Plenário do Senado Federal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!