Diocese de Divinópolis comemora 60 anos com 24 horas de Adoração ao Senhor

No dia 11 de julho de 1958 era criada a Diocese de Divinópolis, desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Diocese de Luz. A instalação foi acontecer só em 17 de maio de 1959 quando a diocese teve seu primeiro bispo, dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena.

O segundo bispo foi dom José Costa Campos que veio do Rio Janeiro e tomou posse em 1979. Dez anos depois ele renunciou e dom José Belvino do Nascimento passou a ser bispo diocesano em junho de 1989.

Vinte anos se passaram e em fevereiro de 2009 ele renunciou, chegando a Divinópolis dom Tarcísio Nascentes dos Santos. Em 2012, o papa o transferiu para a Diocese de Duque de Caxias e em maio de 2014 aconteceu a ordenação episcopal e a posse canônica do quinto bispo da diocese, dom José Carlos de Souza Campos.

A diocese conta hoje com 54 paróquias, divididas em sete foranias em 25 municípios, totalizando uma população aproximada de 750 mil habitantes.

Desde 11 de julho de 2018 a comunidade católica se prepara para o jubileu de diamante da Diocese. Foram realizadas celebrações eucarísticas em todas as foranias e a reforma do Seminário Diocesano São José em Belo Horizonte foi inaugurado dentro das comemorações. Também dentro na programação do jubileu, encontros diocesanos e pelo menos um evento por mês neste ano de preparação.

Já no dia 10 de maio de 2019 teve início o setenário de preparação para a grande festa com celebração na Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis.

A partir das 20h30 desta quinta-feira, 16 de maio, tem início as “24 horas com o Senhor”. Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral e na sexta-feira, 17, o dia da grande festa. Quem faz o convite a todos os fiéis é o bispo diocesano dom José Carlos de Souza Campos:

Reprodução/Diocese de Divinópolis

José Carlos de Souza Campos
domjosejubileu

As comemorações continuam no dia 18 de maio, com celebração em ação de graças aos eventos realizados com a presença dos membros dos Conselhos Pastorais Paroquiais e Diocesanos na Catedral às 19 horas.

Já no dia 25 de maio a celebração será no Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo às 9 horas e no dia 29 de junho, no Santuário Estadual da Serra da Piedade, às 11 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!