Mulheres precisam participar ativamente da discussão de políticas públicas para garantir seus direitos na sociedade

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Pará de Minas é formado por 10 conselheiros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, com a finalidade principal de garantir à mulher o exercício de sua cidadania, tendo leis que a protegem em todos os setores.

O CMDM propõe políticas voltadas à necessidade da população feminina e acompanha, fiscaliza e promove ações, sempre em prol das mulheres. E estas ações garantem a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres.

Em Pará de Minas são muitos trabalhos desenvolvidos, desde ações de empoderamento feminino a atendimento a vítimas de violência doméstica.

O foco agora é mostrar que todas têm direitos e ensiná-las a correrem atrás dos seus sonhos e desejos, como conta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Alexandra Maria da Silva Santos. Ela ressalta ainda que as mulheres devem participar ativamente da criação de políticas públicas:

Alexandra Maria da Silva Santos
alexandra_conselhomulher1

Como a mulher está presente em todos os Conselhos Municipais, há projetos desenvolvidos em todos os setores. Da saúde com ações voltadas ao bem estar à educação, com cursos profissionalizantes onde muitas podem realizar o sonho de ter sua profissão e ser independente:

Alexandra Maria da Silva Santos
alexandra_conselhomulher2

Dados divulgados em fevereiro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil. Já 22 milhões de mulheres, que corresponde a 37,1% do total no país, passaram por algum tipo de assédio.

Em casa a situação não foi melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no lar. E um número ainda mais preocupante: mais da metade das mulheres, 52%, não denunciou o agressor ou procurou ajuda. O Conselho Municipal também trabalha nesta prevenção à violência doméstica e caso ocorra, ajuda a mulher:

Alexandra Maria da Silva Santos
alexandra_conselhomulher3

Sobre a Campanha da Fraternidade 2019 que convida os fiéis a participarem ativamente das políticas públicas, Alexandra Maria acredita que haverá mais interesse das pessoas em cobrar ações e propor novas metas em todos os setores da sociedade. Salienta ainda que todos são capazes de fazer valer seus direitos e mudar o que não concordam:

Alexandra Maria da Silva Santos
alexandra_conselhomulher4

O Conselho Municipal dos Diretos da Mulher se reúne uma vez por mês na Casa dos Conselhos, localizada na rua Dr. Cândido, nº 26, Centro, em Pará de Minas. Quem quiser mais informações sobre como participar pode ligar no telefone (37) 3236-3297.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!