Presidente da Câmara cobra a realização do Carnaval da Saúde. Secretário responde
Este ano a prefeitura optou por não promover o carnaval de rua em Pará de Minas. A decisão foi tomada pelo prefeito Elias Diniz (PSD) por causa da grave crise financeira enfrentada pelo município.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Apenas a Folia dos Fios Brancos aconteceu na Praça Torquato de Almeida. O evento contou com a participação dos idosos do Centro de Convivência Senadora Júnia Marise, representantes do poder público e os parceiros que apoiaram.
Quando anunciou o Carnaval da Saúde o prefeito disse que a não realização do evento resultaria em economia de aproximadamente R$ 500 mil, valor do custo do último carnaval realizado no município. Diante disse, o gestor anunciou o investimento destes recursos em cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A fila de espera chega a quase dois mil procedimentos.
São intervenções cirúrgicas que podem ser programadas e os pacientes aguardam por ordem de chamada. A demanda na saúde pública cresce a cada dia e desafia a administração municipal.
Durante reunião Ordinária realizada na quinta-feira, 15 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal, Marcus Vinícius Rios Faria (MDB), cobrou as ações do chamado Carnaval da Saúde prometido pelo prefeito Elias Diniz.
Ele lembra que o chefe do Poder Executivo também prometeu a realização das cirurgias no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) com o dinheiro que seria gasto com o carnaval. Disse ainda que a Comissão de Saúde do Legislativo vai cobrar o cumprimento dessa promessa:
Marcus Vinícius Rios Faria
carnavaldasaudemarcusvinicius
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, as cirurgias eletivas de Catarata foram realizadas e estão sendo disponibilizadas consultas com médicos neurologistas na Policlínica:
Paulo Duarte
carnavaldasaudepauloduarte1
Ressaltou que o Carnaval da Saúde depende de uma reestruturação que vem sendo feita junto ao Corpo Clínico do HNSC. As negociações estão em andamento e após essa definição serão feitas as cirurgias eletivas pelo SUS:
Paulo Duarte
carnavaldasaudepauloduarte2
Em relação ao carnaval de rua em Pará de Minas, o secretário que também responde pela Cultura, Comunicação Institucional, Esporte, Lazer e Turismo, explica que existe um projeto para a festa popular.
No entanto, é preciso analisar diversos fatores antes de promover a folia. Destaca que é preciso ter responsabilidade na hora de investir os recursos públicos e definir as prioridades corretas:
Paulo Duarte
carnavaldasaudepauloduarte3
Outros municípios também tomaram a mesma decisão de não promover o carnaval em 2018. Para dificultar ainda mais a situação, os gestores alegam que o governo estadual reteve os recursos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que deveriam ter sido repassados as prefeituras.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.