Mutirão de combate a Dengue recolhe 15 toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti no Santos Dumont
O município de Pará de Minas já enfrentou duas epidemias de Dengue. Uma delas no fim do ano de 1999 e início do ano 2000. A segunda foi registrada no ano de 2016, lotando as unidades de saúde e resultando em mortes de paraminenses.
Apesar disso, a situação continua preocupante. Recentemente o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte confirmou que o ultimo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de outubro não apresentou números positivos.
No levantamento anterior o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti foi de 1,3%. A expectativa era baixar esse índice no LIRAa realizado em outubro. Porém, ocorreu o inverso. O índice saltou para 2,5%, ou seja, quase dobrou. Considerando que o Ministério da Saúde preconiza que o índice de infestação nos municípios tem que ficar abaixo de 0,9% para afastar riscos de epidemia.
Paulo Duarte destacou o trabalho exaustivo da equipe de combate a Dengue, que cumpre a risca o que determinado pelo prefeito Elias Diniz (PSD). Mas alertou que a população precisa fazer a parte dela.
Destacou que os maiores índices de infestação foram detectados no Bairro Santos Dumont e no Residencial Cecília Meireles. Disse ainda que muitas pessoas vão acumulando coisas e pensam que a prefeitura vai passar e recolher. Salientou que essa atitude pode trazer muitos danos e pediu o apoio de toda a população.
Parece que o secretário municipal da Saúde estava com razão quanto ao acúmulo de materiais que possam acumular água parada e se transformar em focos do mosquito transmissor da doença.
No sábado, 10 de novembro, a equipe de combate a Dengue realizou um mutirão no Bairro Santos Dumont e recolheu somente naquela comunidade 15 toneladas de entulho.
O gerente de controle de Endemias Adaílton Antônio Moreira afirma que todo o material recolhido recebeu a destinação correta e afirma que outras ações semelhantes serão realizadas em outros bairros de Pará de Minas:
Adaílton Antônio Moreira
adailtonsantosdumont
O vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) também cobrou de seus pares na Câmara Municipal de Pará de Minas e de toda população paraminense mais ação no combate ao mosquito transmissor da Dengue. Caso contrário, o município poderá enfrentar uma terceira epidemia da doença.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.