Além da saúde, municípios integrantes do CISPARÁ avaliam atuação em outras áreas
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (CISPARÁ) existe há muitos anos e é sediado em Pará de Minas. A entidade conta com a participação de vários municípios da microrregião. O CISPARÀ funciona no prédio do extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, no Bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.
O objetivo do consórcio é somar forças e reduzir custos para as prefeituras na contratação de serviços de saúde. A instituição faz uma importante ligação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência médica e hospitalar.
No ano passado o CISPARÁ foi transformado de entidade privada para pública com o objetivo de angariar recursos da União e do Estado. Alguns ônibus foram conseguidos e serão destinados aos municípios filiados.
Marcílio Valadares, prefeito de Pitangui e presidente do consórcio, informa que o CISPARÁ está com a situação financeira equilibrada. O próximo passo será a mudança na finalidade para que sejam trabalhadas outras áreas além da saúde:
Marcílio Valadares
marcilio_valadares_cispara1
O objetivo é fazer com que o consórcio tenha condições de atuar em vários segmentos da administração pública municipal, entre eles os que envolvem a área ambiental e de arrecadação de impostos:
Marcílio Valadares
marcilio_valadares_cispara2
Atualmente o CISPARÁ é formado pelos municípios de Pequi, São José da Varginha, Onça de Pitangui, Pitangui, Igaratinga, Florestal, Conceição do Pará, Nova Serrana e Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.