Saúde alerta que crianças paraminenses estão com vacinação atrasada e convoca pais

O Brasil é um dos países mais adiantados quando se fala em vacina. O calendário nacional possui uma extensa lista de imunizantes disponíveis gratuitamente para a população de todas as idades. Algumas doenças só são erradicadas ou prevenidas com a vacinação, daí a importância de manter o cartão sempre em dia.

As vacinas já ficam disponíveis diariamente e gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, o horário de funcionamento das salas de imunização nem sempre coincide com o horário em que pais e responsáveis estão com os filhos.

Por isso, durante a Campanha Nacional de Multivacinação – que contempla crianças e adolescentes de até 15 anos – há o Dia D de Vacinação. Em Pará de Minas ele acontece neste sábado, 16 de outubro, e todas as 25 UBSs estarão abertas para receber a população.

A campanha disponibiliza 18 agentes imunizantes e entre eles está a vacina BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10-valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde Érica Regina da Silva ressalta que há muitas crianças menores de um ano em Pará de Minas com a vacinação atrasada e é preciso colocar em dia o quanto antes:


Érica Regina da Silva

ericarsmultisab1

As UBSs e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) estarão abertos no sábado, 16 de outubro, de 8 às 12 horas. A população também pode aproveitar as salas de imunização abertas para digitalizar os cartões de vacinação, assim poderão acessar a versão digital do documento no aplicativo do Ministério da Saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!