Pará de Minas realiza novo LIRAa com expectativa é manter infestação abaixo de 1%

Cerca de 1.800 imóveis serão vistoriados até sexta-feira, 18 de outubro, em Pará de Minas. O setor de Combate a Endemias realiza nesta semana o terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 e a expectativa é que o resultado seja inferior ao último, realizado em agosto.

O ano começou com índice de 2% de infestação em Pará de Minas. Com novo levantamento realizado em janeiro, a situação começou a ficar preocupante, de 2,4%. No segundo LIRAa do ano, o resultado continuou o mesmo e em agosto, novo estudo foi feito.

Esperando baixar o resultado para 1%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde, o Município conseguiu infestação de 0,5%. Porém o número não foi comemorado pelo secretário Municipal de Saúde da época, Paulo Duarte. Segundo ele, a situação é preocupante neste período, quando iniciam as chuvas e por não ter novos casos de Dengue, a população deixa de fazer a limpeza semanal dos quintais.

Os agentes de combate a endemias estão nas ruas desde esta terça-feira, 15 de outubro, vistoriando os imóveis, como explica o gerente Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira
adailtonantonioliraa31

Os imóveis sorteados por um programa da Regional de Saúde são vistoriados pelos agentes. Depois eles saltam quatro casas e analisam a próxima, até fechar o quarteirão.

Os profissionais estão identificados com uniforme e crachá. Adailton Antônio Moreira pede aos moradores que vistoriem os quintais, atendam os agentes e ajudem a Secretaria a combater o Aedes aegytpi:

Adailton Antônio Moreira
adailtonantonioliraa32

O gerente de Combate a Endemias lembra que nestas visitas o agente não trata possíveis criadouros nos imóveis. Ele apenas coleta amostras que são enviadas a Divinópolis para análise. O resultado deve ser divulgado oficialmente na segunda-feira, 21 de outubro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!