Plataforma do governo federal permite ao consumidor reclamar de fraudes e abusos de propagandas nas redes sociais
O comércio eletrônico cresceu consideravelmente em pouco tempo, e em meio à pandemia do novo coronavírus muitas empresas e até mesmo prestadores de serviços autônomos viram nas redes sociais uma forma de fazer crescer seu negócio.
Porém, estes mesmos locais, são um prato cheio para criminosos que utilizam o Facebook e o Instagram para fazer negócios falsos, fazendo com que os consumidores caiam em golpes. Sem contar as fraudes e abusos em propagandas veiculadas.
Os consumidores reclamam ainda do compartilhamento não autorizado de dados e envio de cobranças por produtos ou serviços que não foram solicitados.
Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública quer acabar de vez com este tipo de problema. A partir de agora, todas as redes sociais que tenham comércio e merchandising, direcionando usuários para o mercado digital, devem se cadastrar em um site e os consumidores poderão direcionar os problemas, intermediando assim a resolução de conflitos.
A plataforma é gratuita e segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, o índice médio de solução dos conflitos é de 78%, com prazo médio de resolução de oito dias.
O Portal GRNEWS ouviu o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza, que destaca os benefícios desta nova medida implementada. Pela internet será mais fácil e rápido ter acesso a informações e resolver problemas de relações de consumo com as duas redes sociais:
Bruno Soares de Souza
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Para registrar a reclamação basta acessar AQUI. Segundo o site, após registrar a reclamação, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Após isto, são 20 dias para o consumidor comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se a reclamação foi resolvida, além de indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.
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