Coordenadores de casas terapêuticas aprendem como armazenar, manusear e descartar medicamentos

reuniao_fazendinha140916
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e o Departamento de Vigilância Sanitária do município realizou uma reunião com representantes de todas as fazendinhas. O encontro ocorre na Casa dos Conselhos, na tarde desta quarta-feira (14).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Pará de Minas funcionam seis das chamadas comunidades ou casas terapêuticas, também conhecidas popularmente como fazendinhas, todas estão devidamente registradas e com alvará para funcionamento. As instituições trabalham a recuperação de pessoas viciadas em álcool e drogas.

Durante o encontro foram abordadas as questões legais relacionadas ao manejo e controle de medicamentos dentro das entidades. Muitos recuperandos utilizam remédios para conter a síndrome de abstinência.

Assim como os demais medicamentos de uso controlado, esses comprimidos precisam de receita médica. Outra preocupação é em relação ao descarte correto de produtos vencidos.

Neide Maria de Almeida, presidente do Comad, ressalta a importância de orientar a todos os coordenadores das fazendinhas. Segundo ela, é preciso manter a qualidade na assistência as pessoas acolhidas:

Neide Maria de Almeida
fazendinhaneidemaria1

neide_maria_de_almeida140916
Ela explica que o conselho tem a função de fiscalizar, o que está previsto em lei. As diligências são realizadas periodicamente e em dias e horários alternados, sempre cobrando o cumprimento das normas:

Neide Maria de Almeida
fazendinhaneidemaria2

Marina Duarte, coordenadora de Vigilância em Saúde, informa que o acúmulo de medicamentos nas comunidades terapêuticas é um problema que precisa ser enfrentado com afinco, evitando quaisquer abusos:

marina_duarte140916
Marina Duarte
fazendinhamarinaduarte

Outras capacitações serão promovidas para que as instituições assistenciais possam continuar um trabalho de qualidade e com responsabilidade, visando prestar auxílio aos dependentes químicos e suas respectivas famílias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!