SUS habilita HNSC para tratar surtos psicóticos e Saúde investe no atendimento de crianças e adolescentes

Alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas de um surto psicótico, que quando a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente.

Quando isto acontece o tratamento é essencial para melhora desse quadro. Além de consultas com psicólogos e psiquiátricos, a maioria precisa se tratar com medicamentos e enfim não ter mais estas distorções da realidade.

Em Pará de Minas estes pacientes são acompanhados pelo Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), atualmente localizado na avenida Presidente Vargas. Mas em casos mais graves o paciente é levado para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) onde recebe o tratamento adequado.

Nestas situações, o HNSC atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mas não recebe nenhuma contrapartida federal. A boa notícia apurada pelo Portal GRNEWS é que recentemente cinco leitos foram habilitados pelo SUS para este tipo de tratamento, o que ajudará no custeio da entidade, como explica o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagnmagsurtopsic1


Atualmente os atendimentos psicossociais são realizados no CERSAM, mas os profissionais perceberam que para melhor atendê-los é preciso separar crianças e adolescentes dos adultos.

Diante disso a Secretaria Municipal de Saúde implantará estes atendimentos no antigo posto de saúde do bairro Dom Bosco, como explica Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagnmagsurtopsic2

O prédio precisa ser readequado, com pintura e alguns ajustes e depois os atendimentos de crianças e adolescentes serão realizados no espaço. O secretário não deu uma previsão de início dos trabalhos no novo local mas acredita que nas próximas semanas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!