Empresas devem ficar atentas aos prazos do eSocial, alerta assessor contábil e fiscal

Desde janeiro de 2018 está em vigor no Brasil o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Neste sistema o Governo é comunicado pelos empregadores de todas as informações relativas aos funcionários e sobre as empresas.

Antes, informações específicas eram enviadas a cada órgão responsável. Com o eSocial, todos os dados estão unificados em um mesmo sistema.

Para que os escritórios de contabilidade tenham tempo de se adequar e preencher todas as informações, pois são pelo menos 15 documentos diferentes, a implantação do sistema é gradual. Depende do tipo de empresa e faturamento.

Na avaliação do assessor contábil e fiscal José Luiz Ricardo destaca que o eSocial facilita o trabalho pois unifica as informações:


José Luiz Ricardo
joseluizesocial1

O eSocial amplia a fiscalização do Estado mas também traz mais segurança ao empresário, pois as informações são entregues com mais agilidade e em um só lugar. Para o trabalhador também há vantagens como a garantia dos direitos trabalhistas, pois agora o governo tem acesso fácil a todos os dados.

De acordo com José Luiz Ricardo o empresário não terá dificuldades com a implantação do sistema, pois isso é responsabilidade do contador:

José Luiz Ricardo
joseluizesocial2

A empresa que não atualizar os dados no eSocial sobre penalidades. Os contadores devem ter atenção redobrada quanto a algumas mudanças que vieram junto ao sistema:

José Luiz Ricardo
joseluizesocial3

Recentemente as empresas optantes do Simples Nacional entraram na segunda fase, onde informam dados dos trabalhadores e vínculos com a empresa.

Segundo a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, o grupo desta fase engloba três milhões de empresas, incluindo empregadores pessoa física, produtores rurais e entidades sem fins lucrativos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!