Pará de Minas não adere a onda roxa conforme acordo de prefeitos da macro mesmo com 100% dos leitos ocupados

Prefeitos da macrorregião Oeste se reuniram no sábado (13) em Divinópolis, de forma presencial e remota, para tratar sobre a situação de ocupação de leitos na região e decretar nestes municípios a onda roxa, fase mais restritiva do Minas Consciente. A reunião foi online, porém cidades mais próximas enviaram os representantes. Manifestaram de acordo com a onda roxa representantes dos municípios de Divinópolis, Formiga, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Camacho, Itapecerica, Pedra do Indaiá, Claudio, Igaratinga, Pará de Minas, Martinho Campos, Itaguara, Piracema, Araújos, São Gonçalo do Pará, Cristais, Campo Belo, Luz, Conceição do Pará e Santo Antônio do Amparo.

Mesmo Pará de Minas se manifestando a favor da onda roxa, que iniciou nos municípios à 0h de domingo (14), a cidade segue as medidas impostas na onda vermelha, ou seja, nada mudou por enquanto.

O prefeito Elias Diniz (PSD) concedeu entrevista nesta segunda-feira, 15 de março, para explicar à população a atual situação, já que houve comentários que o município teria aderido de imediato à onda roxa. O chefe do Executivo paraminense afirmou que aguarda um decreto do Estado impondo a onda roxa em Pará de Minas para só então tomar providências. Porém, os municípios que participaram da reunião no sábado (13) cumpriram o combinado e a maioria já publicou novos decretos.

Para Elias Diniz, somente após o Governo de MG se posicionar sobre a fase mais restritiva, é que o município irá seguir as recomendações:


Elias Diniz

eliasdondarox1

Importante destacar que o município que segue verdadeiramente o que prevê o plano Minas Consciente não está impedido de passar da onda vermelha para a onda roxa. O que o município não pode é flexibilizar, por exemplo, o que está previsto na onda vermelha. Diante disso os prefeitos que participaram da reunião de sábado (13), usaram da autoridade que o cargo lhes confere e já baixaram os decretos incluindo suas cidades na onda roxa, mesmo sem necessitar de decreto estadual.

Durante a coletiva, Elias Diniz também disse que possivelmente uma nova cepa, mais transmissível e mais agressiva, já esteja em Pará de Minas.

Elias Diniz
eliasdondarox2

Mesmo com os comentários que Pará de Minas entraria ainda no fim de semana na fase mais restritiva do Minas Consciente, não foi o suficiente para manter as pessoas em casa.

Nas redes sociais foi possível observar dezenas de pessoas aglomeradas no Parque do Bariri e também no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio. Sem contar os eventos particulares realizados em casa e também em salões de festas, contrariando totalmente o decreto em vigência, como se o mundo não vivesse uma pandemia onde milhões morreram em decorrência do vírus.

Ainda na onda vermelha, o prefeito de Pará de Minas prometeu mais uma vez que intensificará a fiscalização e a partir de agora será tolerância zero:

Elias Diniz
eliasdondarox3

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 irá se reunir na tarde desta segunda-feira, 15 de março, para definir novas restrições.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!