Paróquia de São Pedro comemora 25 anos e precisa de ajuda dos paraminenses para concluir obras da matriz

A Paróquia de São Pedro localizada no bairro que tem o nome de seu padroeiro em Pará de Minas festeja seu Jubileu de Prata. Criada e instalada pela Diocese de Divinópolis em 19 de fevereiro de 1994, a paróquia comemora 25 anos.

Quando foi criada a paróquia tinha apenas uma pequena igreja, depois foram construídos a secretaria e o salão paroquial. Com o aumento da população naquela região do município, a igreja ficou pequena para acolher os fiéis.

Com isso a comunidade desenvolveu o projeto de construção da nova matriz de São Pedro. As obras tiveram início há muitos anos, sendo coordenadas por vários párocos que passaram por lá, e até hoje não foram concluídas, apesar de a matriz estar sendo utilizada para as celebrações.

A nova edificação foi dedicada ao padroeiro São Pedro durante celebração presidida pelo bispo da Diocese de Divinópolis Dom José Carlos de Souza Campos na noite de 18 de março de 2017.

Á época o administrador da Paróquia de São Pedro e responsável pela Forania Nossa Senhora da Piedade padre Leonardo Moisés de Azevedo, em decisão conjunta com o conselho paroquial, entendeu que não dava mais para continuar realizando as celebrações no salão paroquial, após uma chuva forte que caiu durante as celebrações do Natal de 2016.

A mudança para a nova matriz de São Pedro teve como objetivo melhorar o acolhimento aos fieis, mesmo sabendo que ainda tinha muitas obras a serem realizadas para concluir o projeto.

Ocorre que até aquele momento a paróquia vinha recebendo muitas doações para dar sequência aos trabalhos de construção da nova matriz. A partir do instante em que ela foi dedicada ao padroeiro, às pessoas entenderam que a matriz estava pronta e pararam de contribuir.

Dessa forma a paróquia vem realizando eventos como o show de prêmios, praça de alimentação entre outros, para conseguir arrecadar algum dinheiro para dar continuidade às obras.

Em meio a tudo isso surgiu problemas no telhado, causando infiltração. A paróquia teve que se desdobrar para conseguir o dinheiro necessário para as obras de reparo no telhado e na pintura interna que foi danificada.

De acordo com o padre Leonardo Moisés de Azevedo ainda falta à iluminação adequada à nova matriz, os quadros da Via-Sacra, capela do Santíssimo Sacramento, e pintura, entre outros. Ele inclusive já iniciou o processo para pintar, mas comprou o material financiado.

Quem se interessar em contribuir de alguma forma para a conclusão das obras, pode procurar a secretaria da Paróquia de São Pedro, localizado ao lado da nova matriz.

Jubileu de Prata da Paróquia de São Pedro em Pará de Minas
A comunidade preparou uma programação especial para celebrar seu Jubileu de Prata. As festividades alusivas aos 25 anos tiveram início com o Jubileu das Comunidades, no dia 8 de fevereiro com novenário solene, bênção do Santíssimo Sacramento e celebração Eucarística na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, em Aparição.

A mesma programação aconteceu no dia 9 de fevereiro na comunidade de Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Grão-Pará. Dia (10) na comunidade de Santo Expedito no bairro Jk. No dia 11 a celebração foi no distrito de Carioca que também festejava Nossa Senhora de Lourdes. Dia 12 na comunidade de Nossa Senhora de Fátima em Paraíso. Dia 13 no bairro Gorduras, comunidade de Nossa Senhora da Conceição. Dia 14 em Limas de Pará de Minas, na comunidade de Santa Efigênia. O Jubileu das Comunidades será encerrado nesta sexta (14) na comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus em Córrego da Pedras.

O Tríduo Preparatório para o Jubileu de Prata da Paróquia de São Pedro terá início neste sábado (16), às 19 horas, com o encerramento do novenário solene, bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida celebração Eucarística pelos cinco anos de ordenação sacerdotal dos padres Guilherme da Silveira Machado, Rodrigo Botelho Moreira Júnior, Carlos Eduardo de Morais Filho e padre Leonardo Moisés de Azevedo.

Domingo (17), 19 horas, solene celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Divinópolis Dom José Carlos de Souza Campos.

Na segunda-feira (18), 19 horas, solene celebração Eucarística presidida pelo padre Leonardo Moisés de Azevedo.

Na terça-feira, 19 de fevereiro, Data Jubilar da Paróquia, 19 horas, acolhida ás comunidades com as imagens de seus padroeiros na matriz. Solene procissão luminosa co a imagem de São Pedro. Celebração Eucarística presidida pelo padre Leonardo Moisés de Azevedo. Nessa celebração a comunidade renderá graças a Deus pelos 25 anos de criação e instalação da paróquia, concluído o ano jubilar que teve início no dia 19 de fevereiro de 2018.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!