IMA alerta para a importância de combater o vírus da raiva que é propagado pelo morcego hematófago

IMA/Divulgação

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença de animais que pode ser transmitida ao ser humano. Ela é causada pelo vírus da família rhabdoviridae e do gênero Lissavirus.

A patologia se espalha pelo sistema nervoso central, causando encefalopatia e pode levar a morte. O morcego é um animal que também contrai raiva e pode transmiti-la para os rebanhos nas propriedades rurais.

Por isso que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promove um trabalho efetivo de combate à raiva transmitida pelos morcegos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue.

O objetivo é proteger os animais e evitar prejuízos para os pecuaristas. Algumas medidas são necessárias para evitar que os morcegos proliferem o vírus da raiva nas cidades da região.

Lucas da Silva Jardim, chefe do escritório do IMA de Pará de Minas, explica que a raiva está dentro do programa de controle. O órgão faz a captura dos morcegos hematófagos para proteger os rebanhos de animais:


Lucas da Silva Jardim
morcegosinfectadoslucassilvajardim1

São cadastrados os abrigos de morcegos que se alimentam de sangue para controle populacional. Os produtores rurais são orientados a comunicar ao IMA os novos locais onde vivem os animais para que sejam feitas as ações:

Lucas da Silva Jardim
morcegosinfectadoslucassilvajardim2

Durante a captura dos morcegos hematófagos são feitas coletas de material para encaminhar para exame laboratorial. Os animais que não se alimentam de sangue são soltos na natureza para manter o equilíbrio das espécies:

Lucas da Silva Jardim
morcegosinfectadoslucassilvajardim3

Na região de Pará de Minas já foram registrados positivos de raiva animal provocada por morcegos. Por isso é importante o acompanhamento do índice de infestação para que seja feito o devido combate a doença:

Lucas da Silva Jardim
morcegosinfectadoslucassilvajardim4

Na região de Belo Horizonte foi constatado que havia morcegos com o vírus da raiva. É importante vacinar cães, gatos e todos os animais contra a doença e evitar a proliferação do vírus.

Informações a respeito dos cuidados com a doença podem ser obtidas no escritório do IMA, localizado no interior do Parque de Exposições ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na estrada dos Costas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!