Conselho de Saúde aprova gestão de 2019, mas recomenda construção de nova UBS e capacitação de servidores

Anualmente a Secretaria Municipal de Saúde envia ao Conselho Municipal de Saúde as ações realizadas nos últimos 12 meses para serem avaliadas. O Conselho, no uso de suas atribuições, também faz recomendações para melhorar a saúde pública no município.

O Portal GRNEWS apurou que o Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2019 foi aprovado pelo conselho que fez também algumas recomendações. Entre elas estão à melhoria na comunicação entre os setores da Secretaria; ampliação e divulgação das ações e serviços prestados; disponibilização de uma rede informatizada e estruturada para registro adequado e acesso às informações; e implantação de um prontuário eletrônico em rede.

Além disso, o Conselho pediu a capacitação permanente dos servidores para que estes registrem adequadamente os procedimentos realizados; planejamento de ações e serviços de acordo com o orçamento; melhoria no atendimento da demanda reprimida para consultas, procedimentos e exames de média e alta complexidade; ampliação da frota de veículos; realização da vigilância em saúde dos trabalhadores; intensificação de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; integração de processos de trabalho dos estabelecimentos da rede SUS; e utilização de protocolos clínicos e organizacionais.

Outra recomendação do Conselho foi a revisão do Plano de Cargos dos servidores; ampliação do aporte de recursos federais e estaduais; e busca de estratégias para divulgação e fortalecimento da Ouvidorias do SUS junto aos usuários e trabalhadores.

O Conselho Municipal de Saúde também quer que o Município invista na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na região dos bairros Grão Pará, Paraíso, JK e São Vicente.

Estas recomendações, como a própria palavra já diz, são sugestões para melhoria na prestação de serviços de saúde à população em geral. E a expectativa é que no RAG 2020 algumas tenham sido acatados pelo poder público municipal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!