Casos de violência contra idosos no Brasil assustam; em Pará de Minas eles se manifestam pedindo mais respeito

No ano passado o Disque 100, canal de denúncias do governo federal, recebeu 37.454 denúncias de violações contra o idoso, número 13% maior se comparado ao ano anterior. A média é de 102 casos de violência por dia no Brasil.

O balanço foi divulgado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e mostra ainda que 52,9% dos casos foram cometidos por filhos e depois, 7,8%, pelos netos. Entre os casos estão negligência, violência psicológica como humilhação e xingamentos, abuso financeiro e econômico e a violência física.

Neste sábado, 15 de junho, o dia é dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa. Por isso, os assistidos no Centro de Convivência de Pará de Minas foram para a região central da cidade mostrar que querem e merecem respeito de todo mundo.

Alguns foram maquiados e pareciam ter sido agredidos. O objetivo foi mostrar as diversas formas de violência contra os idosos e que toda essa agressão não leva a nada.

Dona Ana Barbosa Fernandes sabe da importância dela para a sociedade e espera que todos respeitem uns aos outros, especialmente os homens tenham consciência do trabalho diário das mulheres em cuidar da casa e ainda trabalhar fora. Com os idosos, o carinho e atenção devem ser ainda maiores:

Ana Barbosa Fernandes
anabarbosaidosos1

José Carlos de Freitas também participou da passeata e conta que os idosos sofrem muita violência. Por isso ele pede mais respeito:

José Carlos de Freitas
josecarlosidosos1

Marlene Maciel Duarte era uma das mais animadas na passeata. Ela foi caracterizada, mostrando hematomas artificias pelo corpo. O objetivo foi mostrar à população a violência sofrida pelos idosos e que muitas vezes não é noticiada:

Marlene Maciel Duarte
marlenemacielidosos1

No Brasil o mês também é conhecido como Junho Roxo, de conscientização contra a violência contra os idosos. Várias ações são realizadas no Brasil inteiro para acabar com estas agressões.

E caso você tenha conhecimento de alguma situação de violência pode ligar para 190 da Polícia Militar, ou denunciar na Casa dos Conselhos, no telefone (37) 3236-3297.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!